Evento que reúne milhares de intervenientes em Albufeira entrou na 17.ª edição.
Corpo do artigo
A 17.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, que se realiza em Albufeira até domingo, foi oficialmente lançada esta quarta-feira, na cerimónia de abertura, junto à Praia dos Pescadores.
As 18 associações que vão lutar pelos títulos distritais de sub-14 e sub16 (masculinos e femininos) foram chamadas a desfilar uma a uma por ordem albabética, do Algarve a Viseu, escutando, em seguida, os juramentos dos treinadores, atletas e ábitros.
“Dou as boas-vindas a todos os atletas que vieram dos quatro cantos do país e das ilhas. Esta é a festa do basquetebol, da juventude, da alegria, da tolerância e da ética desportiva. É aqui que se trabalha o amanhã”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.
“Mantenham a tradição da festa, uma atmosfera de partilha, de entusiasmo, de companheirismo. Joguem com paixão. Lutem pela vitória. Demonstrem o que é o jogo coletivo, a parte mais importante. Tenham uma lição de cidadania, de respeito pela regra e pelo adversário. E divirtam-se!”, apelou o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes.
Feitas as honras, esta quinta-feira já se cumpre o primeiro dia da fase de grupos, com 64 jogos em agenda ao longo do dia, das 9h00 às 19h30, encontrando-se as seleções distristais divididas por Divisão A e B.
Nesta maratona de jogos, Porto e Lisboa partem com a missão de defender os títulos que conquistaram em 2024: os portuenses em sub-16 femininos e sub-14 masculinos, os lisboetas em sub-16 masculinos e sub-14 femininos.