Portugal sagrou-se este domingo campeão mundial de hóquei em patins, em Barcelona, 16 anos depois da última conquista.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) felicitaram este domingo a seleção portuguesa de hóquei em patins, que se sagrou campeã mundial 16 anos depois do último título.
"Dezasseis anos depois, Portugal é campeão do mundo de hóquei em patins. Orgulho", escreveu, na rede social Twitter, a FPF.
Fonte da FPF disse à Lusa que o presidente do organismo, Fernando Gomes, enviou um mail oficial para a federação de patinagem e ligou ao seu congénere na FPP, Luis Sénica, para lhe dar os parabéns.
A mesma fonte revelou que o selecionador de futebol, Fernando Santos, enviou uma mensagem de parabéns ao treinador da seleção de hóquei em patins, Renato Garrido.
Por seu lado, a Liga publicou no seu sítio online um curto comunicado em que "congratula a seleção portuguesa de hóquei em patins pelo título de campeão mundial".
Portugal sagrou-se este domingo campeão mundial de hóquei em patins, em Barcelona, 16 anos depois da última conquista, ao vencer a Argentina, por 2-1, no desempate por grandes penalidades, após um nulo no final do encontro.
No desempate por grandes penalidades, Gonçalo Alves e Hélder Nunes marcaram para Portugal, enquanto pela Argentina apenas conseguiu marcar Nicolia.
A formação das 'quinas' conquistou o 16.º título mundial, menos um do que a recordista Espanha, reconquistando um título que lhe fugia desde 2003, em Oliveira de Azeméis.
Fora de Portugal, a equipa das quinas não vencia um título desde 1993, sendo que, em Espanha, apenas se tinha sagrado campeão mundial uma vez, em 1960.