Fernando Sá, treinador do FC Porto: "Ao contrário do que muita gente diz..."
Declarações de Fernando Sá após o jogo FC Porto-Sporting (81-79), dos quartos de final da Taça de Portugal de basquetebol
Corpo do artigo
O jogo: “No basquetebol, as diferenças de 10, 12 ou 15 pontos não são indicativo de vitória ao final de nove ou 10 minutos. No jogo em Alvalade [derrota por 83-79 para a 10.ª jornada do campeonato], começámos bastante mal, mas recuperámos de uma desvantagem de 15 pontos, passámos para a frente por cinco e até podíamos ter vencido. Hoje não sucedeu isso e estivemos grande parte do jogo à frente."
Estratégia: "Tentámos limitar ao máximo a eficácia ofensiva do Sporting, que reúne muitos jogadores com altíssimas percentagens de lançamento, sobretudo nos triplos. Acho que essa foi a grande diferença no plano estatístico. Ao contrário do que muita gente diz sobre sermos uma equipa que depende muito de triplos, hoje tivemos 17% de [eficácia] e lá acabámos por ganhar na mesma. A nossa equipa tem mais soluções do que apenas o jogo exterior. Na maioria das situações, estivemos bastante focados nos aspetos defensivos. Depois a intensidade foi aquela que este clube nos vai exigindo e que fazemos com todo o prazer."
Época dura: "O campeonato é muito duro e bastante competitivo. Estamos sempre a falar de FC Porto, Benfica e Sporting [na corrida ao título]. Agora, como a Oliveirense já derrotou Sporting e Benfica, vão falando dela. O Vitória [de Guimarães] e o Imortal vão chatear toda a gente. Mesmo com provas europeias pelo meio, estes jogos não nos permitem ter momentos de relaxe e sem intensidade máxima, porque a derrota pode aparecer a qualquer momento. Até agora, temos estado muito responsáveis nesse sentido. No campeonato, temos uma derrota em Alvalade e focamo-nos muito nesses encontros que, aparentemente, podem prejudicar a classificação e é importante não os perder. Hoje tivemos um jogo de grande intensidade, tal como todos os outros temos vindo a fazer até agora. Felizmente, saímos daqui com um triunfo. O objetivo era estar na final-four para podermos disputar o troféu."