Fernando Sá: "André Villas-Boas sabe perfeitamente a dificuldade e o risco..."
Treinador da equipa de basquetebol do FC Porto comenta a renovação de contrato, agradecendo a confiança nele depositada
Corpo do artigo
Fernando Sá renovou até 2027 como treinador da equipa de basquetebol do FC Porto, anunciou esta quarta-feira o clube da Liga portuguesa de basquetebol, em comunicado.
O antigo extremo/poste, atualmente com 55 anos, regressou aos azuis e brancos como treinador no início de 2022/23 e, em duas temporadas e meia, conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça em 2024. Como jogador, Fernando Sá passou 11 temporadas no FC Porto e venceu cinco campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e duas Supertaças.
Declarações:
A renovação: “Significa muito quererem renovar o meu contrato quando ainda tinha um ano de contrato. A época está a pouco mais de meio, com muita coisa para decidir, e este voto de confiança da Direção dá-me ainda mais responsabilidade, se é que é possível. É um orgulho muito grande e uma grande satisfação. Já estava muito feliz, mas agora estou ainda mais. Terei sempre o FC Porto como prioridade para tentarmos concretizar os nossos objetivos.”
Elogios de André Villas-Boas: “O presidente, tendo um passado como treinador, sabe perfeitamente a dificuldade e o risco que estas situações têm para nós, treinadores. Normalmente é decisivo no decorrer das épocas e estou muito feliz com as contratações que conseguimos fazer este ano. Aquilo que temos vindo a fazer, tanto a nível interno como nas competições europeias, levam-nos a ter o sonho bem vivo e temos uma determinação muito grande em conquistar o título de campeão nacional.”
Campeonato: “Obviamente que é o nosso objetivo principal. Não vale a pena estar a pensar no passado nem no futuro, temos de estar concentrados naquilo que temos de fazer neste momento. Podemos continuar a melhorar a equipa para chegarmos a esses momentos de decisão nas melhores condições possíveis. Sinto que a equipa está tranquila e que trabalha com alegria e intensidade. Os jogadores estão unidos e focados nos objetivos do clube, por isso estão reunidas as condições para podermos encarar a conquista deste título com um realismo maior do que no passado, mas também é preciso aquela pontinha de sorte.”
Objetivos até 2027: “Enquanto treinador, gostava que os atletas que vão passando por mim terminassem as épocas melhor do que quando os encontrei, seja em termos técnico e táticos ou a nível pessoal, e que percebem que, para além do jogo e do treino, há muitos fatores extra que determinam o futuro deles e das equipas. No final do meu contrato, se não houver renovação, espero que o clube esteja melhor do que estava no passado e que tenhamos o Museu com mais títulos. Temos uma estrutura sólida para continuar a ganhar.”