Fernando Gomes inaugura FPF Arena Portugal com vista para o futuro do futsal
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, destacou a importância da construção da nova arena de futsal para o futuro crescimento da modalidade no país. Jogo de futsal contou com a presença do jogador Nani, e dos ex-jogadores Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Hélder Postiga, Ricardo e Éder Lopes
Corpo do artigo
A FPF Arena Portugal, nova infraestrutura para a prática do futsal, foi inaugurada esta quarta-feira, em Lisboa. O novo espaço, inserido na Cidade do Futebol, em Oeiras, vai ser determinante para apoiar o contínuo crescimento da modalidade em Portugal, aponta o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes:
“A inauguração deste espaço marca a terceira fase da Cidade do Futebol. A infraestrutura tem muito a ver com o trajeto que fizemos em termos da prestação desportiva no futsal, com a conquista do campeonato da Europa e do campeonato do mundo. É um espaço para que as nossas seleções possam desenvolver o seu talento, um espaço primordial para o desenvolvimento do talento. Vai ser uma infraestrutura multifuncional, com vários eventos, para celebrar a igualdade. Vai levar o futebol das nossas seleções seniores, as nossas seleções jovens e femininas, de futebol de praia, a toda a nação, para acompanharem o desenvolvimento das nossas capacidades.“
O responsável máximo pelo futebol português vincou, ainda, a ausência de qualquer entorno de erário público na construção do edifício:
“[Projeto da arena] foi realizado sem qualquer investimento de dinheiro público, mas com o apoio de duas instituições que nos ajudam permanentemente, a UEFA e a FIFA, que nos ajudaram a concretizar este investimento. Esta infraestrutura é o futuro. Só quem não sonha, só quem não perspetiva o que nos pode acontecer no futuro, é que pode duvidar daquilo que esta infraestrutura nos pode proporcionar.“
Gianni Infantino, presidente da FIFA, não esteve presente na cerimónia de abertura da arena, mas enviou uma mensagem de vídeo, em português, para felicitar a FPF “por um dia memorável, pela inauguração de uma arena de futsal tão especial” que “contribuirá para a formação de futuros jogadores e treinadores”.
O presidente da UEFA, Alexander Ceferin, por sua vez, em inglês, também por vídeo, reconheceu que a construção da arena é “um passo ousado na direção do futuro”, importante para “continuar a conduzir jogadores para as gerações vindouras”.
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, expressou a sua satisfação para com a conclusão da obra, e expressou a disponibilidade do município para receber outras construções do mesmo tipo:
“É um edifício bem conduzido, bem projetado, é muito difícil imaginar o trabalho que deu. Estamos disponíveis, e em negociações, para que outras federações e organizações desportivas tragam o desporto para a nossa cidade. Fernando Gomes deixou a sua marca na FPF e no futebol do nosso país. O município de Oeiras vai inaugurar uma avenida com o nome de Fernando Gomes.”
A partida de futsal que estreou o novo recinto contou com a presença de várias figuras do desporto nacional. Nani, jogador do Estrela da Amadora, e os ex-jogadores Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Hélder Postiga, Ricardo e Éder Lopes marcaram presença no encontro. A partida contou, também, com alguns atletas de futsal, como Catarina Câncels, Naná, Pedro Cary, Rita Martins, Bebé e João Marcel, assim como os jogadores de futebol de praia Madjer e Ramiro Amarelle, e alguns jovens da Unaoc Youth Forum.