Federer em longa e emotiva carta a Nadal: "Mudar o tamanho da raquete, na esperança de obter vantagem..."
Nadal prepara-se para retirar-se do ténis
Corpo do artigo
Antigo tenista Roger Federer e recorreu esta terça-feira às redes sociais para deixar uma longa e emotiva carta ao amigo e antigo adversário Rafael Nadal, que se prepara para abandonar o ténis profissional.
"Vamos, Rafa! Enquanto te preparas para te retirares do ténis, tenho algumas coisas para partilhar antes de me emocionar. Comecemos pelo óbvio: venceste-me muitas vezes. Mais do que eu consegui vencer-te. Desafiaste-me de uma forma que mais ninguém conseguiu. Na terra batida, parecia que estava a pisar o teu quintal e fizeste-me trabalhar mais do que alguma vez pensei que conseguiria só para me aguentar. Fizeste-me reimaginar o meu jogo, chegando mesmo a mudar o tamanho da cabeça da minha raquete, na esperança de obter alguma vantagem", começou por escrever.
"Não sou uma pessoa muito supersticiosa, mas tu levaste isso para o próximo nível. Todo o teu processo. Todos esses rituais. Montar as tuas garrafas de água como soldados de brincar em formação, arranjar o cabelo, ajustar a roupa interior... Tudo isso com a maior intensidade. Secretamente, eu adorava aquilo tudo. Porque era tão único, era tão tu. E sabes que mais, Rafa, fizeste-me gostar ainda mais do jogo", continuou.
"Ok, talvez não no início. Depois do Open da Austrália de 2004, atingi pela primeira vez o primeiro lugar do ranking. Pensei que estava no topo do mundo. E estava, até dois meses depois, quando entraste no court em Miami com a tua camisa vermelha sem mangas, a mostrar os teus bíceps, e me venceste de forma convincente. Todo aquele burburinho que eu tinha ouvido sobre ti, sobre este jovem jogador espantoso de Maiorca, um talento de uma geração, que provavelmente um dia iria ganhar um major, não era apenas conversa fiada. Estávamos ambos no início da nossa viagem e acabámos por percorrê-la juntos. Vinte anos depois, Rafa, tenho de dizer: que percurso incrível o teu. Incluindo 14 Roland Garros. Histórico. Orgulhaste Espanha... Orgulhaste o ténis", acrescentou.
Leia a mensagem na íntegra, abaixo: