Federação Ucraniana de Automobilismo pede à FIA para banir pilotos russos e bielorrussos
Federação Ucraniana de Automobilismo apresenta uma série de medidas que quer ver implementadas pela FIA no mundo do desporto automóvel.
Corpo do artigo
A Federação Ucraniana de Automobilismo (FUA) publicou uma carta dirigia ao presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, com vários pedidos na sequência da invasão da Ucrânia feita pela Rússia.
Na carta, Leonid Kostyuchenko, presidente da FUA, pede que sejam banidos os pilotos com licença da RAF (Federação Russa de Automobilismo) ou BAF (Federação Bielorussa de Automobilismo) de competir internacionalmente.
Os restantes pedidos da FUA para o presidente da FIA são: banir os símbolos governamentais da Rússia, proibir a realização de eventos da FIA nestes dois países, expulsar da FIA todos os membros da RAF ou da BAF e expulsar todos os representantes da RAF ou BAF das comissões da FIA.
A carta foi enviada como resposta a um documento de Ben Sulayem, que demonstrou total apoio à Federação Ucraniana de Automobilismo.
Os principais afetados pelo desenrolar desta situação na Fórmula 1 seriam, neste caso, Nikita Mazepin e a Haas. A equipa norte-americana é principalmente patrocinada pela Uralkali, empresa russa cujo dono é Dmitry Mazepin, pai do piloto referido.
Na semana passada, a Fórmula 1 já havia cancelado oficialmente o GP de Sochi, na Rússia, marcado para 27 de setembro. A decisão foi tomada depois dos pilotos Sebastian Vettel e Max Verstappen anunciarem que não iriam correr na Rússia.
14632527