Intuito é "traçar uma linha entre o que é considerado uma boa prática e comportamentos intoleráveis".
Corpo do artigo
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) adotou um novo código de conduta para proteger os atletas de práticas abusivas, que surge depois de vários escândalos de abusos na modalidade, anunciou, este sábado, o organismo.
Em comunicado, a FIG refere que "a nova versão do código de conduta descreve os padrões de comportamento que são esperados de todos os envolvidos na ginástica, e traça uma linha entre o que é considerado uma boa prática e comportamentos intoleráveis".
"Como órgão que tutela a modalidade devemos estabelecer padrões aplicáveis em todos os lugares e, ao fazê-lo, lembrar a todos que têm direitos, deveres e responsabilidades", disse o presidente da FIG, Morinari Waranabe.
O universo da ginástica tem sido abalado por vários escândalos de abusos físicos e psicológicos, o mais noticiado dos quais foi protagonizado por Larry Nassar, antigo médico da seleção de ginástica dos Estados Unidos, entretanto condenado a uma pena cumulativa de 140 anos de prisão por agredir sexualmente 265 ginastas.