Federação Equestre Internacional não leva russos e bielorrussos a Paris'2024
Federação Equestre Internacional descarta participação de russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris.
Corpo do artigo
A Federação Equestre Internacional (FEI) descartou a participação de cavaleiros russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos Paris'2024, já que não participaram nas competições de qualificação deste ano, informou esta terça-feira a entidade.
"Como os atletas russos e bielorrussos não participam nas competições da FEI desde 2 de março de 2022, nenhum representante destes países participará nos Jogos Olímpicos de Paris2024", vincou a federação, cujo ranking de qualificação para os Jogos decorre entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
A organização regulamentou a participação de cavaleiros destas duas nacionalidades nas suas provas, uma vez que o Comité Olímpico Internacional (COI) levantou o veto que pesava sobre eles após a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas a medida não chega a tempo de entrarem no ranking olímpico.
Nos Jogos de Tóquio'2020, cinco cavaleiros russos - três em adestramento e dois em concurso completo (CCE) - e dois bielorrussos (em CCE) participaram nas provas equestres, sendo que nenhum deles subiu ao pódio, tal como nas edições anteriores.
Segundo dados fornecidos pelo COI em 8 de dezembro, do total de 4600 atletas já qualificados para Paris'2024, apenas 11 provêm daqueles países (seis com passaporte russo e cinco com passaporte bielorrusso) e podem ser considerados atletas individuais neutros.
A próxima edição dos Jogos Olímpicos decorrerá entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024.