Três portugueses nomeados para atletas mundiais do ano pela Federação Internacional de Wushu
Sílvia Cruz, Mafalda Costa e Sérgio Almeida estão entre os melhores do mundo da modalidade
Corpo do artigo
A Federação Internacional de Wushu (IWUF) indicou três portugueses para os prémios de "Atleta do Ano", distinção que visa eleger os nomes que, em todo o mundo, mais se destacaram nas diversas categorias da modalidade durante o ano de 2023.
Sílvia Cruz é uma das dez nomeadas na categoria de Wushu Taolu (femininos), enquanto Mafalda Costa (femininos) e Sérgio Almeida foram escolhidos para a categoria de Wushu Tradicional.
Só na categoria de Wushu Sanda não há praticantes portugueses entre os eleitos.
"Não estava à espera, mas vejo esta nomeação como o culminar de um conjunto de acontecimentos que começou com o Europeu de 2019, na Rússia, prosseguindo depois com o Europeu de 2022 na Grécia e com o Mundial deste ano, na China. Em Moscovo ganhei dois primeiros lugares, enquanto nas outras duas provas tive um primeiro lugar em cada uma delas. É o fechar de um percurso", comentou Mafalda Costa.
O Wushu Sanda é uma disciplina de combate, dentro da modalidade, na qual duas pessoas se confrontam. No Wushu Taolu e no Wushu Tradicional os atletas desenvolvem coreografias de movimentos marciais, resultando o primeiro de uma evolução mais recente destas técnicas.
Se desejar participar na votação pode fazê-lo através do seguinte link: