Federação de pentatlo moderno quer voltar a ter Portugal nos Jogos Olímpicos
Presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno (FPPM), Manuel Barroso, recentemente reeleito, quer voltar a ver Portugal representado nos Jogos Olímpicos em 2020.
Corpo do artigo
O presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno (FPPM), Manuel Barroso, recentemente reeleito, quer voltar a ver Portugal representado nos Jogos Olímpicos em 2020, aumentar o número de praticantes federados e alargar a prática a todo o país. "Os Jogos Olímpicos têm que ser sempre o nosso objetivo, esta é, porventura, a conjuntura mais favorável para conseguir levar um atleta a Tóquio", disse, admitindo que a jovem Maria Miguéis, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014, "é a principal aposta" para o Japão.
Manuel Barroso, que representou Portugal em quatro edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, a última das quais em Atlanta1996, disse que a FPPM quer aumentar o número de atletas e clubes federados e alargar a prática a todos os distritos de Portugal. "Queremos passar dos 900 atletas federados para os 1.500 e aumentar o número de clubes, dos atuais 28 para 50", afirmou o antigo atleta olímpico, acrescentando que a federação pretende também variantes como o laser run, uma competição que junta 800 metros de corrida e uma prova de tiro, cumpridas quatro vezes.
"O laser run pode ser uma primeira abordagem ao pentatlo moderno, pode ser uma forma de a modalidade se massificar, se pensarmos no universo de praticantes de corrida", afirmou o presidente da FPPM, que estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal de Alenquer, tendo em vista o desenvolvimento desta variante de um desporto que se tornou olímpico em 1912.
Segundo o presidente da FPPM, "o laser run é muito menos oneroso do que o pentatlo e pode ser praticado por pessoas de todas as idades", num único espaço, ao contrário do que acontece com o pentatlo moderno.
Manuel Barroso admitiu que o pentatlo moderno -- que junta esgrima, hipismo, natação, corrida e tiro - tem de se adaptar para poder continuar a integrar o programa olímpico.
Até aos 17 anos, os atletas praticam tetratlo moderno, que inclui as modalidades de natação, esgrima, corrida e tiro laser, passando depois para o pentatlo, no qual já figura o hipismo.
Este ano, Portugal vai ser palco de diversos eventos internacionais, entre os quais etapas do Laser Run City da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) e a prova de qualificação europeia para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires2018.
Além do laser run e do tetratlo, o pentatlo moderno tem variantes como o triatlo moderno (natação, corrida e tiro) e o biatlo moderno (corrida e natação em águas abertas).
Portugal esteve representado no pentatlo moderno em cinco edições de Jogos Olímpicos: Helsínquia1952, Los Angeles1984, Seul1988, Barcelona1992 e Atlanta1996.