Para Paulo Ferreira, líder federativo, o autarca do Peso da Régua merece ser personalidade do desporto 2023
Corpo do artigo
“Nomeamos José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara do Peso da Régua, para personalidade do desporto para 2023 por tudo o que tem feito pelo desporto e não só na motonáutica. Também na natação, no atletismo, com a maratona que é tida como a mais bonita do mundo, no ciclismo, incluindo BTT, enfim. É justo o José Manuel Gonçalves ser a personalidade do desporto na gala da Confederação”, disse Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica a O JOGO.
“Relativamente à motonáutica é um grande apoiante da modalidade e continua a ser. Já formalizamos o acordo para em 2024 receber uma etapa do Mundial de F2, será, de novo, a etapa Régua/Lamego. É um edil que merece ser nomeado”, sublinhou.
José Manuel Gonçalves satisfeito, mas sem contar
“Naturalmente que olho para esta nomeação com satisfação, mas é uma situação que nunca me passaria pela cabeça, nem nunca trabalhei com esse objetivo”, reagiu o autarca. “Os argumentos que me apresentaram têm a ver com o facto de termos vindo, através do desporto, a abrir este território ao Mundo, a fazer com que as pessoas que vêm sejam verdadeiros embaixadores e promotores deste território, que é o Douro, no Mundo”, explicou José Manuel Gonçalves.
“O Douro começa a reduzir a taxa de sazonalidade e eu estou convicto que isso poderá ter a ver com estes eventos. Já estivemos no ciclismo, nas maratonas, no motocrosse, voltaremos a ter, em parceria com Lamego, ou seja, entre o Peso da Régua e Lamego, uma etapa do Mundial de Fórmula 2 de motonáutica. Assim vamos promovendo a atividade desportiva, mas assente, também, numa intenção de dinamizar a atividade económica, mostrando as nossas paisagens, a nossa gastronomia, o nosso bem receber, e isto não só no Peso da Régua, mas em toda a região do Douro”, justificou o edil, em segundo mandato, após 12 anos como vice-presidente da Câmara com o pelouro do desporto.
“Também temos um projeto que dará frutos na natação. A câmara tem um clube do município. Temos para cima de 50 atletas que já vão tendo alguns resultados, mas estamos convencidos que vamos ser uma referência no país”, revelou ainda José Manuel Gonçalves.
Voltando a Paulo Ferreira, e uma vez que esta nomeação é para a Gala da Confederação, o líder da Federação Portuguesa de Motonáutica aproveitou para “dar os parabéns a Daniel Monteiro”, recente vencedor das eleições para a direção da Confederação do Desporto de Portugal e “desejar-lhe um bom mandato para estes quatro anos”.