O prémio foi entregue durante o Congresso Semianual de 2025 da IIHF
Corpo do artigo
A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI) foi este sábado distinguida com o terceiro lugar nos prémios de sustentabilidade da Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) pelo projeto Serra da Estrela Ice Arena.
O prémio foi entregue durante o Congresso Semianual de 2025 da IIHF, que decorre em Nice, em França, como reconhecimento de uma infraestrutura multidisciplinar vocacionada para o desenvolvimento do hóquei no gelo e de outras modalidades de gelo.
"Este reconhecimento destaca o empenho e crescente protagonismo do desporto de inverno nacional no contexto europeu", destacou a FDI-Portugal em comunicado.
Aberta à comunidade e projetada para dinamizar o turismo desportivo, a formação de jovens atletas e eventos desportivos, a Serra da Estrela Ice Arena foi desenvolvida pela FDI-Portugal, distinguindo-se não só pela vertente desportiva, mas também pelas ações sustentáveis implementadas.
A pista do recinto, inaugurado em 2021, procura reduzir a sua pegada ecológica através de várias medidas, entre as quais a redução do uso de recursos, de emissões de transporte, bem como o envolvimento comunitário, promovendo programas de educação ambiental, atividades de limpeza na montanha e de hábitos sustentáveis junto da população.