Dragões derrotaram o Bnei Herzliya por 68-65 na primeira mão da segunda ronda de apuramento, estando a segunda agendada para dia 11, no Dragão Caixa
Corpo do artigo
O FC Porto derrotou esta terça-feira o Bnei Herzliya de Israel, por 68-65, colocando-se em vantagem para atingir a fase de grupos da FIBA Europe Cup, a segunda prova europeia mais importante do organismo.
A jogar num país de grande tradição no basquetebol e tendo Will Sheehey lesionado, os dragões conseguiram contrariar o favoritismo dos anfitriões desde o primeiro instante, causando até surpresa quando chegaram a ter uma vantagem superior às dezenas (19-32 e 24-37) no decorrer do segundo período.
Na reta final da primeira parte e instantes iniciais do terceiro período, os dragões sofreram alguma quebra, mas, mesmo não liderando de forma folgada, foram-se mantendo a dianteira.
No derradeiro tempo, os israelitas até chegaram a passar para a frente, quando o seu tiro exterior apareceu, mas quatro pontos consecutivos de Marcus Gilbert e o esforço de Will Hanley permitiram aos azuis e brancos sair de Israel com a vitória.
Gilbert foi mesmo o jogador com melhor rendimento entre os portistas (24 pontos, 19 na primeira parte), mas Sasa Borovnjak (13 pontos e seis ressaltos) e Hanley (15 pontos e seis ressaltos) também se destacaram pela combatividade nas áreas mais próximas do cesto.
Ainda que a vantagem seja curta, não deixa de ser preciosa para o jogo da segunda mão, a realizar na próxima quarta-feira, dia 11, no Dragão Caixa.
De referir que, caso atinja a fase de grupos, o FC Porto já sabe que terá os seguintes adversários: Kataja Basket da Finlândia, Mornar Bar de Montenegro e Kapfenberg Bulls da Áustria.