Portistas continuam na corrida pelo título com o Sporting, tendo sofrido em Braga (24-26), apesar de voltarem a ter os seus grandes pivôs
Corpo do artigo
O FC Porto vai jogar as decisões do Campeonato Placard já contando com Victor Iturriza, que estava afastado desde 3 de outubro do ano passado, e Daymaro Salina, lesionado ao serviço da Seleção Nacional no início de janeiro. Os dois pivôs regressaram à equipa principal em Braga, onde os campeões nacionais bateram o ABC por 24-26, tendo Nikolaj Laeso e Nikola Mitrevski como figuras numa deslocação difícil.
Uma boa entrada dos portistas, sólidos na defesa, chegou a dar a sensação de que venceria com algum à vontade, pois em poucos minutos chegou ao 3-7, mas o ABC empatou a 8-8 e a partir daí o jogo mudou de figura.
A equipa de Carlos Resende manteve-se sempre na frente até ao intervalo (12-13) e no segundo tempo passou logo para 12-15, mas o ataque imaginativo dos bracarenses permitiu-lhes virar o jogo e chegar aos 19-18.
O final do jogo foi emotivo, com precipitações de ambas as equipas, mas as boas defesas de Nikola Mitrevski pesaram então a favor dos azuis e brancos, que tinham em Nikolaj Laeso um goleador afinado, fazendo nove golos.
Victor Iturriza ainda fez dois golos, ficando Salina em branco. Os dois pivôs tinham sido testados há uma semana, pelo FC Porto B, frente ao Boa Hora (dois golos cada), estando prontos para o final do Andebol 1.
Com duas vitórias na fase final, tal como o invicto Sporting, o FC Porto continua a quatro pontos dos leões, que vai receber no próximo sábado. Será a primeira das "finalíssimas" para decidir o título.