FC Porto vence Benfica e força jogo 4 da final do campeonato de basquetebol
A decisão entre Benfica e FC Porto, na final da Liga Betclic, prossegue hoje no Dragão com o jogo 3
Corpo do artigo
O FC Porto impôs-se esta sexta-feira na receção ao Benfica, por 82-75, e reduziu, no terceiro jogo da final dos play-offs, a desvantagem trazida dos dois embates em Lisboa.
Os encarnados tinham ficado a um triunfo do quarto título consecutivo e 31.º da sua história, ao vencerem em casa por 95-94, no primeiro jogo, e 89-81, no segundo, tendo hoje o FC Porto levado a decisão para, pelo menos, um quarto encontro.
Os dragões destacaram-se logo no primeiro parcial, por 21-6, e chegaram ao intervalo a vencer, por 40-25, voltando, no domingo, a partir das 18:00, a serem anfitriões do rival Benfica.
Os encarnados arrebatam o cetro em caso de vitória, no domingo, enquanto um triunfo dos azuis e brancos remete a decisão para um quinto e último jogo, na quarta-feira, novamente no Pavilhão do Estádio da Luz, em Lisboa.
Acaba a partida, o FC Porto venceu o Benfica por 82-75.
Os dragões forçam o jogo 4, que será no domingo (18h00), também no Dragão Arena.
Águias em vantagem na eliminatória, por 2-1.
Com 1750 adeptos nas bancadas, o FC Porto continua a bater o Benfica, por 65-54.
FC Porto segue no comando, por 77-68.
Atenção, Benfica já a oito pontos do FC Porto (73-65). Recorde-se que se ganhar é tetracampeão nacional.
Benfica já esteve a apenas oito pontos (67-59), mas o FC Porto vence agora por 12 (71-59).
Benfica pela primeira vez desde os três minutos fora das dezenas de desvantagem: 65-56.
Recomeça no Dragão Arena. O FC Porto está a ganhar 40-25.
Já decorrem os derradeiros dez minutos. 63-50 para os dragões.
Depois de ter alcançado a maior vantagem (18 pontos, com 63-45), o FC Porto fecha os terceiros dez minutos do clássico a vencer por 16: 63-47.
Vantagem azul e branca baixou, mas continua a ser confortável: 53-41.
FC Porto volta a alcançar os 17 pontos à maior. Vence por 51-34.
FC Porto na frente por 44-30.
Chega ao fim a primeira parte deste Jogo 3 da final do play-off do Campeonato Betclic de basquetebol. O FC Porto está a vencer por 40-25.
Toney Douglas (13 pontos e dois ressaltos), Max Landis (dez pontos, dois ressaltos e três assistências) e Xeyrius Williams (nove pontos e oito ressaltos) são destaques na equipa do FC Porto. Aaron Broussard (nove pontos, dois ressaltos e uma assistência) e Nico Carvacho (seis pontos, seis ressaltos e uma assistência) têm sido as figuras do Benfica.
FC Porto marca de lance livre, por Max Landis, e vence por 35-21. Vantagem máxima foi de 17 pontos (21-4), já no último minuto do primeiro quarto.
FC Porto com vantagem larga. 33-19.
25-15 para os dragões.
21-10 no marcador.
FC Porto vence o Benfica por 21-6.
15-4, a favor dos azuis e brancos.
FC Porto vence por 12-4.
Quatro triplos para o FC Porto. 12-2 e Norberto Alves pede time-out.
6-2, ao fim de um meio e meio.
Primeira posse de bola para o FC Porto.
O Benfica venceu os dois primeiros jogos, na Luz. Se ganhar hoje, faz a festa. Os dragões procuram evitar isso, reduzir a desvantagem e forçar o jogo 4.
A decisão entre Benfica e FC Porto, na final da Liga Betclic, prossegue esta sexta-feira no Dragão com o jogo 3 (19h00), sendo a última em aberto, no culminar de uma época longa, em que já foram conhecidos campeões das restantes divisões e nos escalões de formação, entre desfechos aguardados e algumas surpresas.
O título da Proliga, conquistado pelo Vasco da Gama, após negra contra o CB Queluz (também sensação), foi um dos mais inesperados, porque o histórico portuense tinha apenas marcado como objetivo a manutenção no segundo patamar. Pelo contrário, o êxito do Sporting na I Divisão Feminina (segundo escalão) foi sempre um cenário provável, devido à aposta feita pelos de Alvalade para voltarem ao topo, volvidos nove anos de terem interrompido o projeto sénior feminino.
No masculino, em ano de reconstrução, com o regresso de Luís Magalhães, os leões ficaram-se pelas meias-finais, abaixo do nível de outras épocas, mas, na formação, pode-se dizer que foram o emblema mais bem-sucedido no panorama nacional. Além de conquistarem a CN2 (quarto escalão), com a equipa sub-23, os verde e brancos marcaram presença em quatro das seis fases finais jovens realizadas: sub-18 masculinos e femininos, sub-14 masculinos e sub-16 femininos, festejando nesta categoria pela primeira vez no historial.
O Benfica não chegou ao top-4 nacional em nenhum dos escalões de formação e o FC Porto arrecadou o título de sub-16 masculinos, marcando ainda presença na fase final dos sub-14 (quarto lugar). A ausência dos azuis e brancos foi, no entanto, notada no escalão mais velho (juniores), no qual eram campeões em título, tendo um historial de 17 títulos (dois como Dragon Force). Quem sucedeu aos dragões foi o Imortal, correspondendo ao trabalho que têm desenvolvido na formação, percetível até no conjunto que milita na Liga.
O do Imortal foi um dos títulos jovens festejados fora dos grandes centros. Com atletas que já tinham dado cartas na Festa do Basquetebol deste ano, Tubarões da Quarteira (fundado em 1994) e Chamusca Basket (2004) sagraram-se campeões pela primeira vez em sub-14 masculinos e femininos, respetivamente.