O FC Porto derrotou este domingo os espanhóis do Ademar León, por 28-23, garantindo a terceira posição da Supertaça Ibérica de andebol, numa partida em que os dragões foram sempre dominadores, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Corpo do artigo
Depois de ter saído derrotado do embate da meia-final, frente ao campeão em título FC Barcelona (28-25), no sábado, os portistas conseguiram carimbar um lugar no pódio contra um conjunto que participou pela primeira vez na competição, depois de ter sido finalista vencido da última edição da Taça do Rei espanhola.
É a primeira vitória conseguida pelos azuis e brancos - que também já haviam perdido na Supertaça portuguesa frente ao Sporting (36-29) -, em jogos oficiais da temporada 2025/26 e logo de forma bastante sólida, o que poderá representar um bom acrescento anímico aos comandados por Magnus Andersson.
Daymaro Salina, com seis golos marcados, foi o melhor marcador e conduziu os portistas em mais uma boa amostra de andebol, após a boa réplica frente aos catalães.
Ainda assim, os dragões viram os espanhóis a adiantarem-se e a comandarem a marcha do marcador nos primeiros minutos, antes de conseguirem virar o resultado para um 6-5, e, a partir daí, tomarem total controlo da partida.
Ao intervalo, o marcador era de 15-9, bem ilustrativo da capacidade defensiva da equipa, numa primeira metade em que viu Vasco Costa ser expulso e Pol Valera sair lesionado, com o guarda-redes Diogo Rêma em natural plano de evidência.
Na etapa complementar, o FC Porto pode gerir os ritmos com relativo conforto, tendo chegado até a usufruir de sete pontos de vantagem, mas o cartão vermelho de Timmy Petit - já depois de Thorsteinn Gunnarsson também o ter visto - perfazia uma atípica terceira exclusão e uma razia significativa no lote de opções da equipa.
O Ademar León conseguiu aproximar-se nos minutos finais, gerando uma ligeira apreensão, numa altura em que o conjunto português parecia ter já assegurada a vitória, mas o marcador acabaria em 28-23, favorável ao FC Porto.
Na final da prova, o Sporting, que havia batido o Ademar León (41-27), tem pela frente o conjunto catalão, onde joga o internacional português Luís Frade e que venceu todas as três edições até agora disputadas. O decisivo encontro está agendado para as 16:30 de hoje, também em Matosinhos.
A Supertaça Ibérica, que se iniciou no sábado e termina hoje, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais (neste caso, finalistas vencidos) de Portugal e Espanha em formato de final four.
Jogo no Pavilhão do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
FC Porto, Por - Ademar León, Esp, 28-23.
Ao intervalo: 15-9.
Sob a arbitragem de Rui Oliveira e Célio Pereira (Portugal) as equipas alinharam com os seguintes jogadores:
- FC Porto (28): Diogo Rêma (g.r.), José Luís Ferreira (3), Marcus Dahlin, Timmy Petit, Daymaro Salina (6), Vasco Costa (2) e Pedro Oliveira (5). Suplentes: Sebastian Abrahamson (g.r.), Leonel Fernandes (2), Thorsteinn Gunnarsson (2), Jesús Hurtado, Linus Persson (5), Mamadou Diocou (1), Pol Valera (1), Ricardo Brandão e Rui Silva (1).
Treinador: Magnus Andersson.
- Ademar León (23): Álvaro Pérez (g.r.), Adrián Fernandéz, Sergio Sánchez (2), Samuel Saiz, Alberto Martín, Álvaro Peréz e Álvaro Zapico (1). Suplentes: Saeid Barkhordari (g.r.), Darío Sanz (4), Rodrigo Pérez (5), Rodrigo Benites (1), Javier Miñambres (1), Patryk Wasiak (2), Rubén Rozada, Eduardo Fernandez (4) e Aitor Albizu (3).
Treinador: Daniel Gordo.
Assistência: cerca de 2.000 espectadores.