FC Porto também em crise no hóquei: Sporting com vitória categórica na receção aos dragões

Jogadores do Sporting festejam
Mário Vasa
Triunfo por 5-2 no Pavilhão João Rocha
Corpo do artigo
Leia também De bicicleta: veja o golaço de Cristiano Ronaldo no Al Nassr-Al Khaleej
O Sporting venceu este domingo o FC Porto, por 5-2, em jogo da sétima jornada da fase regular do campeonato nacional de hóquei em patins, em que os dragões foram incapazes de aproveitar dois momentos de superioridade numérica.
Um triunfo que faz o Sporting chegar aos 16 pontos, mantendo o terceiro posto, mas que deixa o FC Porto, sexto com 10, em risco de cair para a sétima posição, caso o Sporting de Tomar vença, na quarta-feira, o Riba d"Ave, no encerramento da ronda.
Com um início de jogo bastante dividido, o Sporting soube aproveitar a vantagem numérica, fruto da exclusão de Hélder Nunes, aos 11 minutos, para se adiantar no marcador, aos 12, com o golo de Facundo Navarro, e ampliar a contagem, aos 13, com o remate do meio da rua de Nolito Romero.
O FC Porto, bicampeão nacional, dispôs de dois minutos com mais um elemento em campo, quando Rafael Bessa viu o cartão azul por ter acertado com o stick em Gonçalo Alves, mas não conseguiu materializar essa superioridade.
O Sporting agradeceu o desacerto dos comandados de Paulo Freitas e ampliou a contagem, aos 18 minutos. Rafael Bessa pegou na bola, fez a jogada clássica por trás da baliza, contornando-a, e serviu Diogo Barata para o 3-0, que marcou assim à antiga equipa.
Longe da qualidade da época passada, o FC Porto voltou a desperdiçar um power-play no seguimento do cartão azul a Rafael Bessa, aos 20 minutos, e, antes do intervalo, ainda dispôs de duas oportunidades, mas Xano Edo manteve em branco a baliza do Sporting.
Tudo se complicou aos 28 minutos para o FC Porto, quando Alessandro Verona, solto na esquerda, recebeu a bola de Rampullha e fez o 4-0.
Embora o Sporting estivesse a controlar o jogo, baixou a intensidade e o FC Porto agradeceu. Depois de duas defesas de Xano Edo, os bicampeões chegaram ao golo, aos 42 minutos, por Telmo Pinto, tendo os dragões acelerado ainda mais o jogo na tentativa de reduzir o marcador.
O poste, aos 45 minutos, negou o segundo aos "dragões", no remate de Ezequiel Mena, e o Sporting, aos 47, ampliou a contagem por Danilo Rampulla, enquanto, em cima do apito final, Carlo Di Benedetto fez então o segundo golo do FC Porto (5-2) e selou o resultado.
Jogo realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting - FC Porto, 5-2.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores:
1-0, Facundo Navarro, 12 minutos.
2-0, Nolito Romero, 13.
3-0, Diogo Barata, 18.
4-0, Alessandro Verona, 28.
4-1, Telmo Pinto, 42.
5-1, Danilo Rampulla, 47.
5-2, Carlo Di Benedetto, 50.
Sob a arbitragem de Miguel Matos e Nuno Oliveira, as equipas alinharam:
Sporting: Xano Edo, Rafael Bessa, Alessandro Verona, Facundo Navarro e Nolito Romero. Jogaram ainda: Diogo Barata, Danilo Rampulla, Roc Pujadas e Henrique Magalhães.
Treinador: Edo Bosch.
FC Porto: Xavier Malian, Edu Lamas, Rafa, Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves. Jogaram ainda: Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Pol Manrúbia e Hélder Nunes.
Treinador: Paulo Freitas.
Assistência: cerca de 1 000 espectadores.

