O FC Porto ficou esta quarta-feira sem hipóteses de seguir em frente na FIBA Europe Cup, ao sofrer a quinta derrota na prova, frente ao Nanterre, por 75-79, na quinta jornada do Grupo D.
Corpo do artigo
A vitória era o único resultado que interessava para que os portistas não ficassem matematicamente sem hipóteses de aceder à próxima fase da prova, mas os jogadores de Moncho López sabiam da árdua tarefa, uma vez que jogavam contra a equipa teoricamente mais forte do seu grupo.
Ainda sem poder contar com o base norte-americano Brad Tinsley, afastado por lesão dos pavilhões já lá vão quatro semanas, o FC Porto tinha em Jeff Xavier, que foi o melhor marcador dos 'dragões', com 18 pontos, o seu principal organizador de jogo.
O FC Porto assumiu o controlo do encontro desde cedo, deixando a equipa francesa sem capacidade de reação. Ao contrário do que aconteceu no jogo em casa do Nanterre, a qualidade do jogo ofensivo da equipa francesa ficou muito aquém, principalmente nos primeiros dois períodos, dando margem aos 'dragões' para chegarem a vencer ao intervalo (43-33).
No entanto, após o intervalo, a formação francesa recuperou e conseguiu, pela primeira vez, colocar-se na frente do marcador a poucos segundos de acabar o terceiro período (56-57).
O último período foi decisivo, e nessa altura, os franceses, com Brian Conklin como melhor marcador (19 pontos), conseguiram manter a tendência não largando a liderança, impondo assim a quinta derrota na prova ao FC Porto.
No final do encontro, Moncho Lopéz mostrou-se desiludido com o resultado, referindo ainda que seria necessário repensar a participação dos 'dragões' nas provas europeias.
Jogo disputado no Dragão Caixa, no Porto.
FC Porto - Nanterre, 75-79.
Ao intervalo: 43-33.
Sob arbitragem de Francisco Araña (Espanha), Markos Michaelides (Suíça) e Simon Unsworth (Inglaterra), as equipas alinharam e marcaram:
- FC Porto: Pedro Bastos (4), Jeff Xavier (18), José Silva (10), Nick Washburn (7) e Sasa Borovnjak (6). Jogaram ainda: André Bessa (6), Miguel Miranda (7), Ferran Ventura (5), Miguel Queiroz (10), João Gallina e João Grosso (2).
Treinador: Moncho López.
- Nanterre: Chris Warren (13), Heiko Schaffartzik, Jean Morency (10), Mykal Riley (14) e Mathias Lessort (4). Jogaram ainda: Spencer Butterfield (7), Brian Conklin (19), Talib Zanna (6) e Hugo Invernizzi (6).
Treinador: Pascal Donadieu.
Marcha do marcador: 23-11 (10 minutos), 43-33 (intervalo), 56-57 (30) e 75-79 (final do jogo).
Assistência: cerca 1.000 espetadores.