FC Porto recebe o Sporting esta quarta-feira: via para título ou stop no Dragão

.
Mário Vasa
FC Porto recebe esta noite o Sporting e tem de ganhar, sob pena de começar a hipotecar cedo o grande objetivo da temporada. Verdes e brancos chegam ao Dragão Arena com um triplo conforto: têm um ponto de avanço sobre o FC Porto, um jogo em atraso e a moral que uma sequência completa de vitórias na prova agrega.
Pode ser, desde já, o jogo do título. Ou quase. É certo que ainda estamos na 15.ª de 22 jornadas da primeira fase do Campeonato Placard de andebol, mas, contabilizando o Sporting todos os jogos por vitórias, e tendo FC Porto e Benfica dois empates e uma derrota - os encarnados com um encontro a menos, precisamente frente aos verdes e brancos, a jogar dia 19 -, se os leões vencerem esta noite no Dragão Arena darão uma grande pancada nas contas do também chamado Andebol 1. Ficarão com mais três pontos do que os azuis e brancos e mais quatro do que o Benfica, sendo que este número subirá a seis, para ambos os rivais, em caso de novo triunfo na Luz. Partindo do princípio que os homens de Ricardo Costa não cedem em mais lado nenhum, neste cenário entrariam na segunda fase, para a qual os clubes transportam 50% dos pontos, podendo perder um jogo e empatar outro. Além disso, em caso de igualdade pontual no final, é campeão quem tiver ganho a primeira volta, que neste caso não escaparia aos leões.
Vamos por partes e, para já, o desafio desta noite. "É um jogo muito importante, porque já tivemos dois resultados menos positivos. Principalmente em casa, é importante dar uma boa resposta. É, ainda, importante porque esta primeira fase tem peso na parte final da época", admitiu Rui Silva, um dos atletas com mais anos de FC Porto, indo na 11.ª temporada consecutiva.
"É um jogo apetecível e temos toda a confiança de que vamos lá para ganhar", disse Diogo Branquinho, ponta ex-FC Porto. "Vamos lá para ganhar com as nossas armas e para cimentar o grande objetivo da época, que é sermos campeões e, para o ano continuarmos, na Liga dos Campeões", terminou o ponta-esquerda.
FC Porto não ganha desde 2024
"Temos tido dificuldade em ganhar contra o Sporting, mas depois da resposta que demos em Alvalade, apesar da derrota, acredito plenamente que podemos vencer", disse Rui Silva. O último triunfo dos dragões sobre o Sporting foi a 27 de abril de 2024 (37-35) e, nos nove desafios seguintes, os lisboetas ganharam oito e empataram um.
