Portistas estiveram três vezes em vantagem, mas o Barça forçou o prolongamento e venceu por 5-4 com um golo a pouco mais de um minuto do fim.
Corpo do artigo
O FC Porto perdeu hoje, em San Juan, na Argentina, a final da Taça Intercontinental, prova entre as melhores equipas europeias e sul-americanas, frente ao Barcelona, por 4-5.
A partida, num pavilhão Aldo Cantoni com oito mil espectadores, foi emocionante até final, pois as equipas finalistas da última Liga Europeia, que nas meias-finais haviam afastado duas formações argentinas, nunca tiveram mais do que um golo de vantagem.
O Barcelona marcou primeiro, logo a abrir (Panadero, aos 3 minutos), mas o FC Porto respondeu pouco depois, com um belo golo de Reinaldo Garcia, seguindo-se um recital de Gonçalo Alves, que fez o 2-1 e respondeu com golos sempre que o Barcelona empatou, para depois o 4-4 se manter até ao final do tempo regulamentar.
No prolongamento, e já com os portistas a terem algumas razões de queixa da arbitragem, os catalães venceram da forma a que têm habituado os portistas: Pablo Álvarez fixou o 5-4 quando já não dava tempo para a reviravolta.
Foi a primeira vez que os portistas jogaram a final de uma competição tradicionalmente dominada por espanhóis, pois o Barcelona igualou o Liceo da Corunha em cinco triunfos. Óquei de Barcelos (1992) e Benfica (2013 e 2017) são os únicos vencedores portugueses.
As equipas jogaram:
Pavilhão Aldo Cantoni, San Juan, Argentina
Árbitros: Sergio Insua e Roberto Montiveros (Argentina)
FC PORTO: Carles Grau; Rafa, Reinaldo Garcia, Gonçalo Alves e Hélder Nunes; Telmo Pinto, Giulio Cocco e Poka; Hugo Santos (nj) e Nelson Filipe (Gr/nj)
Treinador: Guillem Cabestany
BARCELONA: Aitor Egurrola; Marc Gual, Pablo Álvarez, Pau Bargalló e Sergi Panadero; Matías Pascual, Nil Roca, Ignacio Alabart e João Rodrigues; Sergi Fernandez (Gr/nj).
Treinador: Edu Castro
Ao intervalo: 2-2
Marcador:
0-1 Sergi Panadero (3')
1-1 Reinaldo Garcia (7')
2-1 Gonçalo Alves (16')
2-2 Pablo Álvarez (19')
3-2 Gonçalo Alves (28')
3-3 Pablo Álvarez (29')
4-3 Gonçalo Alves (33')
4-4 João Rodrigues (38')
4-5 Pablo Álvarez (59')