"Faltam três meses para o final da época e o nosso objetivo é ganhar tudo o que resta"
Declarações após a final da Taça de Portugal de basquetebol masculino disputada hoje entre o Benfica e o FC Porto (78-81), em Viana do Castelo
Corpo do artigo
Norberto Alves (treinador do Benfica): “Começámos muito mal o jogo. Melhorámos um pouco no segundo período. Na segunda pare demonstrámos o caráter de uma equipa que é bicampeã nacional e tinha vencido a Taça de Portugal na época passada. Voltámos para o jogo e, na parte final, foram os pequenos detalhes que decidiram o jogo a favor deles. Não estamos satisfeitos, apesar de termos demonstrado o caráter certo na segunda metade do jogo. Falhámos lançamentos alguns completamente abertos, mas sou eu o responsável por todos os resultados da minha equipa. O futuro passa por continuar a ser ambicioso. No próximo jogo, para o campeonato, temos de vencer e mostrar que existem mais competições para ganhar.”
Fernando Sá (treinador do FC Porto): “Este era o objetivo do clube. Aqui o objetivo é sempre ganhar e só os títulos é que contam. É a minha primeira Taça de Portugal a representar um clube e uma cidade que eu sinto muito. Como o nosso presidente diz, o basquetebol é um desporto complicado porque existe um penálti a cada 24 segundos e isso é verdade. As coisas mudam muito depressa e o Benfica iria reagir certamente na segunda parte. A minha dúvida era se os meus jogadores tinham a capacidade física e psicológica para aguentar e aguentaram. Fomos os justos vencedores. A forma como reagimos a quatro jogos numa semana foi fenomenal. Nestas fases finais não há favoritos. Quem estiver melhor nos dois jogos vence. Estivemos melhor contra o Imortal e também contra o Benfica. Estivemos melhor do que o Benfica e com mais vontade de vencer, com menos momentos de ansiedade”.
Miguel Queiroz (capitão do FC Porto): “Sabíamos que eles iam tentar entrar fortes e mudámos o chip para mudar as coisas a nosso favor. Conseguimos entrar, nós, fortes e depois veio a reação natural do Benfica, que é uma equipa excelente. Esta é uma vitória que merecíamos. Estávamos muito focados nesta competição e queremos ganhar o campeonato. Esta vitória dá-nos muita confiança. Faltam três meses para o final da época e o nosso objetivo é ganhar tudo o que resta. Nos últimos seis dias tivemos quatro jogos. Não precisámos de muito mais para provar o que valemos.”