Antigo chefe da agência antidopagem da Rússia, Nikita Kamayev, faleceu depois da demissão na sequência do escândalo que afetou o atletismo russo.
Corpo do artigo
O antigo chefe da agência antidopagem da Rússia (RUSADA), Nikita Kamayev, que se demitiu no ano passado na sequência do escândalo que afetou o atletismo russo, morreu aos 50 anos, noticiou a agência estatal TASS.
Nikita Kamayev, que se demitiu do cargo de diretor executivo da RUSADA em dezembro, morreu repentinamente no domingo depois de se sentir mal enquanto esquiava, disse o antigo diretor-geral da agência antidopagem russa, Ramil Khabriyev.
"Infelizmente, Nikita morreu. Aparentemente, foi um ataque cardíaco", disse Khabriyev, sublinhando que não tinha conhecimento de que Kamayev tivesse tido anteriormente problemas do foro cardíaco.
Kamayev demitiu-se, com outros três elementos da direção da RUSADA, depois de a comissão independente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) ter acusado a Rússia de violações sistemáticas nos padrões de teste de doping e de ter permitido que atletas suspensos competissem.
Em novembro de 2015, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu o atletismo russo de todas as competições internacionais, na sequência do relatório da AMA, que confirmava a existência de doping generalizado entre os atletas do país.