Ex-tenista critica atleta transgénero que correu maratona feminina de Boston
Martina Navrátilová, que teve uma treinadora transgénero durante a sua carreira, contestou a participação de Riya Young na maratona feminina da prova dos Estados Unidos, escrevendo: "Este homem sabe que está a fazer batota"
Corpo do artigo
Martina Navrátilová, antiga tenista checa que venceu 18 títulos singulares de “Grand Slam” durante a sua carreira, contestou esta semana a participação de uma atleta transgénero na maratona feminina de Boston, nos Estados Unidos.
“Este homem sabe que está a fazer batota e não estou para isto”, escreveu a ex-campeã, de 68 anos, na rede social X, em resposta a uma publicação de outra conta que também critica a participação de Riya Young, que se chamava Robert antes de transitar de género, na corrida.
Navrátilová tem sido acusada de transfobia por defender que as mulheres "trans" não devem participar em desportos femininos devido a supostas vantagens biológicas, isto apesar de ter sido treinada na década de 1980 por Renée Richards, ex-tenista transgénero.
John Korir venceu a Maratona masculina de Boston com o terceiro melhor tempo de sempre (2:04.45), enquanto a sua compatriota Sharon Lokedi foi quem triunfou na vertente feminina (2:17.22).