Antony James foi considerado culpado por mais de oito crimes que ocorreram durante 10 anos
Corpo do artigo
O ex-atleta olímpico Antony James foi condenado, esta quarta-feira, a 21 anos de prisão por mais de oito crimes que ocorreram entre 2012 a 2022. Os crimes incluem três violações, três acusações de atividade sexual com uma criança e duas acusações de fazer com que uma criança se envolvesse em atividades sexuais.
O nadador britânico de Plymouth representou a Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, onde competiu nos 100 metros mariposa. Também ganhou uma medalha de prata nos Jogos da Commonwealth, em 2010.
“Antony James manipulou e controlou as suas vítimas adolescentes para satisfazer os seus próprios desejos sexuais. Ele alegou que essas jovens tinham mais de 16 anos na altura, mas isso era uma mentira que desmoronou. James estava bem ciente do quão jovens as vítimas eram, e propôs-se a tirar vantagem disso de uma maneira verdadeiramente terrível, continuando a ofendê-las depois que completaram 16 anos. Esta acusação não teria sido possível sem as evidências tão corajosamente fornecidas pelas jovens envolvidas, e gostaria de lhes agradecer por se apresentarem para apoiar o caso”, declarou Genna Kneebone, do Crown Prosecution Service, uma agência pública que conduz processos penais na Inglaterra e no País de Gales.
Além destas acusações, o ex-nadador olímpico, de 34 anos, também admitiu seis acusações por tirar fotografias indecentes a uma criança. O juiz Robert Linford afirma que essas seis acusações "simplesmente aumentam a história de abuso.” “A sua abordagem bastante indiferente a este catálogo de abusos foi de tudo o que aconteceu foi consensual. Sabia que o que estava a fazer era errado, mas o desejo por aquela jovem ultrapassou o autocontrolo. Ela acreditava que os dois estavam numa relação. Parece que, de facto, o que foi fabricado foi uma relação, mas então traiu isso violando-a na sua própria casa”, completa Linford.
“Sinto que a minha adolescência foi arrancada de mim. Pergunto-me que tipo de menina eu teria sido se não te conhecesse”, disse uma das vítimas em tribunal.
Quando foi preso em janeiro de 2022, James estava a tirar o curso para ser polícia.