Fernando Tavares afasta qualquer pressão sobre o grupo de 43 competidores, mas nomeia o campeão mundial e olímpico Pedro Pichardo e a "vice" campeã em Tóquio'2020 Patrícia Mamona, ambos do triplo salto, Liliana Cá, Auriol Dongmo e João Vieira
Corpo do artigo
O atletismo estreia-se na segunda-feira nos Europeus multidesportivos de Munique com a sua maior delegação de sempre e expectativas de vários pódios, especialmente do quinteto que sobressaiu em Tóquio'2020, com duas medalhas para Portugal.
"Se tivéssemos três ou quatro [medalhas] com os atletas que têm possibilidades de ir ao pódio seria extremamente importante, primeiro para eles e os seus treinadores, que merecem, pelo trabalho desenvolvido, e pela modalidade, a que mais medalhas internacionais tem em Portugal", disse à Lusa o vice-presidente da Federação.
Fernando Tavares afasta qualquer pressão sobre o grupo de 43 competidores, mas nomeia o campeão mundial e olímpico Pedro Pichardo e a "vice" campeã em Tóquio'2020 Patrícia Mamona, ambos do triplo salto, Liliana Cá, quinta no lançamento do disco, e Auriol Dongmo, quarta no lançamento do peso, o mesmo lugar de João Vieira nos 50 quilómetros marcha.
15091705
"Têm capacidade para lutar por uma medalha e certamente estão interessados nisso, mas não os pressionamos, não faz parte da nossa forma de estar. Sabemos que vão fazer o seu melhor e isso pode dar uma medalha ou simplesmente um lugar na final, que é bom", frisou.
O dirigente recordou que há "objetivos diferentes" para os atletas da comitiva, sendo que à federação interessa que alguns evoluam para serem finalistas, semifinalistas ou somente o de ficarem o mais à frente possível ante os adversários num evento que conta com "muitos dos melhores do mundo".
Congratulou-se pelo "ecletismo" da seleção portuguesa em Munique, "com quase todas as especialidades olímpicas", destacando as estreias, em Europeus, do salto em altura, com Gerson Balde, do lançamento do dardo, com Leandro Ramos, e das estafetas 4x400 metros masculinos.
15091733
Quanto a objetivos a médio prazo, e "com os dados atuais", o responsável assume que repetir os dois pódios olímpicos em Paris'2024 "seria muito bom", recordando os vários desempenhos próximos do pódio e contando com a "evolução" de um conjunto de atletas para "lugares mais próximos das medalhas".
Portugal conquistou 36 pódios em Campeonatos da Europa de atletismo, com 15 medalhas de ouro, 13 de prata e oito de bronze.
A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até 21 de agosto e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.