Triunfo por 5-1 sobre os gauleses
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de futsal sub-19 apurou-se hoje para as meias-finais do Campeonato da Europa após golear a França, por 5-1, num desafio com duas partes bem distintas em Porec, Croácia.
Depois do triunfo sobre a campeã da Europa Espanha, por 5-3, os lusos sentiram inesperadas dificuldades iniciais ante os gauleses, contudo na etapa complementar foram dominadores absolutos: importa agora garantir o primeiro lugar do Grupo A.
A França surpreendeu com uma entrada forte, com pressão alta e elevada rotação, falhando somente na finalização: a meio do período inicial, não conseguindo manter o ritmo, os lusos tomaram conta da partida e aí foi o guarda-redes Sandro de Sousa a salvar, por diversas vezes, os "blues".
O inesperado nulo ao intervalo foi rapidamente desfeito, uma vez que 16 segundos após o reatamento Macedo surgiu isolado nas costas da pressão francesa para marcar.
Menos de um minuto depois, em lance de insistência, Macedo, na zona de penálti, atirou para o 2-0, porém os franceses reduziriam, por Haken Bulbul, aos 28 minutos, quando, sozinho ao segundo poste, se limitou a encostar um passe vindo da esquerda.
O guarda-redes Sandro de Sousa, grande obstáculo de Portugal no primeiro tempo, falhou clamorosamente no terceiro tento, pois o remate de longe de Lúcio Rocha, aos 31, foi à figura, deixando escapar a bola.
O terceiro golo desorganizou a França, cada vez mais desgastada fisicamente, por não ter iguais alternativas de qualidade no banco, e que não conseguiu aliviar a bola que permitiu a Afonso Serra fazer o 4-1, aos 32, antes de Rúben Carrilho, em ataque rápido, ter feito o 5-1, aos 33.
Quarta-feira, Portugal defronta a anfitriã Croácia que hoje ainda joga com a Espanha: as meias-finais decorrem na sexta-feira e o ouro é decidido no domingo.
16968194
16968088
FICHA DE JOGO
Jogo na Zatika Arena, em Porec, Croácia.
França - Portugal, 1-5.
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
0-1, Macedo, 21 minutos.
0-2, Macedo, 22.
1-2, Haken Bulbul, 28.
1-3, Lúcio Rocha, 31.
1-4, Afonso Serra, 32.
1-5, Rúben Carrilho, 33.
Sob arbitragem de Hikmat Qafarli, do Azerbaijão, Mariia Myslovska, da Ucrânia, e Chiara Perona, de Itália, as equipas alinharam:
- França: Sandro Sousa, Ayoub Asname, Yanis Erraddaf, Mamady Kouyate e Marrouane Rezzoug.
Jogaram ainda Sampiero Veni, Tom Kolski, Eliott Kolski, Yoaquim Belaid Lemoyne, Lahcen Asname, Shawn Deshauteurs, Hakan Bulbul e Simon Bugnet.
Selecionador: Clément Lerebours.
- Portugal: Guilherme Cintra, Bruno Maior, Diogo Silva, Lúcio Rocha e Andriy Dzyalochynskyy.
Jogaram ainda: Diogo Carrera, Duarte Correia, Rúben Carrilho, Tiago Macedo, Tomás Colaço, Pedro Marques, Ricardo Marques, Andriy, Afonso Serra e Pedro Santos.
Selecionador: José Luís Mendes.
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Sandro Sousa (26 minutos) e Lúcio Rocha (27)