Portugal perdeu com a Sérvia 63-52, em jogo dos oitavos de final do grupo A do Europeu de sub-20 em basquetebol feminino.
Corpo do artigo
Portugal perdeu com a Sérvia 63-52, em jogo dos oitavos de final do grupo A do Europeu de sub-20 em basquetebol feminino, disputado em Matosinhos.
Depois da derrota com a Polónia no último jogo da fase de grupos, a seleção portuguesa somou o segundo desaire consecutivo e vai agora disputar com a Turquia uma posição entre os nono e 16.º lugares, não estando, para já, em perigo a manutenção na Divisão A.
Num primeiro período de domínio sérvio, a seleção portuguesa respondeu com um parcial de 6-0 à boa entrada do adversário e, durante alguns minutos, equilibrou o jogo, mas um parcial idêntico das balcânicas fê-las sair à frente ao cabo dos dez minutos iniciais.
Com os sete pontos apontados, a extremo Aleksandra Crvendakic fez a diferença.
No segundo período, imperou o nervosismo nas duas equipas, com as sérvias a não conseguirem fazer jogo interior em razão da melhor defesa lusa, mas com as postes portuguesas e não conseguirem compensar a superioridade no ressalto ofensivo com pontos.
O 24-22 com que se chegou ao intervalo premiava, ainda assim, a melhor capacidade defensiva portuguesa, em detrimento da falta de precisão debaixo do cesto.
Do intervalo, a equipa portuguesa não trouxe a mesma assertividade a defender e com o lançamento exterior das sérvias a começar a manifestar-se, a tão necessária vitória para a manutenção na Divisão A começava a fugir.
A calma que se impunha no derradeiro período para tentar anular a vantagem sérvia apenas se viu nos instantes iniciais, aproveitando a equipa adversária para ampliar a vantagem e confirmar o favoritismo com que iniciou o jogo.
Jogo no Pavilhão dos Congressos e Desportos de Matosinhos.
Portugal - Sérvia, 52-63.
Ao intervalo: 24-22.
Sob a arbitragem de Robert Lottermoser (Alemanha), Sergiy Chaiovskyy (Ucrânia) e Susana Gomez (Espanha), as equipas alinharam e marcaram:
- Portugal: Carolina Bernardeco (7), Maianca Umabano (2), Carolina Gonçalves (14), Chelsea Guimarães (8) e Maria Koustorkova (4). Jogaram ainda, Leonor Serralheiro (7), Simone Costa (4), Emília Ferreira, Isabel Costa (2) e Sofia Almeida(4).
Treinador: Eugénio Rodrigues.
- Sérvia: Snezana Biogicevic (9), Kristina Arsenic, Aleksandra Crvendakic (13), Julijana Vojinovic (9) e Jovana Gogic (14). Jogaram ainda, Bojana Stevanovic (2), Aleksandr Katanic (5), Jovana Subasic (10), Anja Spasojevic (1), Katarina Zec e Ana Ilic.
Treinador: Bulj Bogdan.
Marcha do marcador: 14-17 (primeiro período), 24-22 (intervalo), 33-40 (terceiro período) e 52-63 (quarto período).