Primeiro set conquistado na prova, em ano de estreia absoluta numa fase final de um Europeu.
Corpo do artigo
Portugal voltou esta terça-feira a perder no Campeonato da Europa de voleibol feminino, desta feita por 1-3 (13-25, 26-24, 20-25 e 11-25), frente à forte equipa da Bélgica.
Depois dos três desaires anteriores, por 3-0, frente a Itália, Polónia e Eslovénia, a seleção portuguesa conseguiu o primeiro set num Europeu, nesta que é a primeira presença do voleibol feminino luso numa fase final de um Campeonato da Europa.
A formação portuguesa só tem mais um jogo pela frente, perante a Ucrânia, que também ainda não conseguiu qualquer vitória. O jogo, na quinta-feira, deverá definir os quinto e sexto lugares do grupo, mas ainda há a possibilidade de Portugal seguir em frente na competição.
11242521
Julia Kavalenka, com 15 pontos, foi a melhor pontuadora portuguesa, ante uma Bélgica que teve em Britt Herbots (25) e Van Gestel (15) os seus melhores elementos.
Os quatro primeiros classificados de cada um dos quatro grupos do Europeu'2019, a realizar conjuntamente pela Turquia (grupo A), Polónia (B), Hungria (C) e Eslováquia (D), apuram-se para os oitavos de final.
Além de Portugal, Bélgica e Ucrânia, integram o grupo Polónia, Itália e Eslovénia.
Jogo no Arena de Lodz, Polónia.
Bélgica - Portugal, 3-1.
Sob arbitragem de Sabine Witte (Alemanha) e Salvis Kurtiss (Letónia), as equipas jogaram com as seguintes jogadoras:
Bélgica: Brit Herbost, Celine van Gestel, Kaja Grobelina, Dominika Sobolska, Marlies Janssens, Ilka van de Vyver e Britt Ruysschaert (líbero).
Nathalie Lemens, Jodie Guilliams, Manon Stragier.
Treinador: Gert van de Broek.
Portugal: Helena Monteiro, Eliana Durão (Lila), Marta Hurst, Aline Rodrigues, Julia Kavalenka, Bárbara Gomes e Joana Resende (líbero).
Jogaram ainda: Eduarda Duarte, Maria Reis Lopes, Vanessa Rodrigues e Maria Maio.
Treinador: Francisco dos Santos.
Assistência: 280 espectadores.