Inserção da variante no panorama olímpico tem fomentado o crescimento lá fora e em território luso. Areal matosinhense está transformado num pavilhão a céu aberto e as reações são positivas
Corpo do artigo
Uma parte da praia de Matosinhos está por estes dias transformada num pavilhão a céu aberto. Quem por ali passa não fica indiferente às bolas de... basquetebol que saltitam numa meia quadra e com apenas um cesto. Trata-se do Campeonato Europeu Universitário 3x3, competição que termina hoje e que reúne 43 equipas (25 masculinas e 18 femininas), oriundas de 22 países, naquele cenário à beira-mar plantado.
José Teixeira, residente no Porto, confessa-se "admirado" quando a reportagem de O JOGO lhe diz que a variante vai estar presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano. "Sabia que ia haver aqui qualquer coisa, mas estranhei quando só vislumbrei um cesto. Nunca tinha visto basquetebol 3x3, mas estou a achar muito interessante", opina. Florentino, espanhol que está de férias em Portugal, parou para apoiar as equipas do seu país. "Esta variante é muito mais intensa que o basquetebol tradicional", comentou.
Jogos: partidas têm a duração de dez minutos, mas podem acabar antes se uma equipa fizer 21 pontos
Os jogos começam logo pela manhã e prolongam-se até ao início da noite. As partidas, divididas em dois courts, são acompanhadas por música e o objetivo, segundo Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), é levar o espetáculo para junto da comunidade. "O desporto também tem de ir ter com as pessoas. O 3x3 tem um potencial gigante e cria uma interação diferente com as pessoas", afirma. O facto de a prova se desenrolar em cima da praia é outro aliciante. "Há muitos países que não têm acesso a uma vista como esta e quisemos oferecer esta possibilidade", explica o secretário-geral, Nuno Loureiro.
Nas bancadas encontrava-se Adam Rockzek, presidente da EUSA (Associação Europeia do Desporto Universitário), que reconhece que a integração do 3x3 no panorama olímpico ajudará a disciplina a "promover-se e a tornar-se mais popular". É uma nova variante de basquetebol em plena expansão...