
António José Silva
EA
A SIGA justificou a distinção com as reformas implementadas desde 2023 pela European Aquatics, que é comandada há três anos por António José Silva, antigo presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), entre 2013 e 2024
Corpo do artigo
A European Aquatics, liderada pelo português António José Silva, foi esta terça-feira distinguida como organização desportiva do ano pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA), de Emanuel Macedo de Medeiros, numa cerimónia realizada em Riade.
"A European Aquatics sente-se extremamente orgulhosa e grata por receber este prémio, que reconhece os esforços concertados ao longo dos últimos anos e lembra-nos da nossa responsabilidade inabalável de continuar a defender a transparência, justiça e liderança ética em todos os níveis dos desportos aquáticos", sublinhou António José Silva, reeleito em janeiro último para um segundo mandato à frente do regulador da natação europeia.
A SIGA justificou a distinção com as reformas implementadas desde 2023 pela European Aquatics, que é comandada há três anos por António José Silva, antigo presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), entre 2013 e 2024.
"A integridade orienta a nossa tomada de decisão, governação e relações com atletas, treinadores e federações nacionais. Assumimos o compromisso de criar uma cultura em que a confiança e o respeito são inegociáveis. Queremos liderar pelo exemplo, reforçando os sistemas de responsabilização, promovendo uma abordagem pedagógica à integridade e defendendo a competição limpa em todas as nossas disciplinas", explicou.
Além do galardão de organização desportiva, a SIGA atribuiu mais sete prémios, incluindo o de líder do ano à zimbabueana Kirsty Coventry, empossada como presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) em junho, e de evento desportivo à UEFA, que organizou o Europeu feminino de 2025, na Suíça, e introduziu uma fase de liga nas provas de clubes.
Presente na cerimónia realizada na capital da Arábia Saudita, Emanuel Macedo de Medeiros disse que a primeira edição dos prémios da SIGA visa destacar "indivíduos e organizações cuja liderança atingiu o padrão mais elevado de integridade no desporto".
"Estes prémios vão além do reconhecimento. Honram conquistas tangíveis e um impacto significativo, com ações que promovem a integridade, fortalecem instituições e constroem confiança real em todo o mundo desportivo. Destacam aqueles cujo exemplo de liderança define a fasquia para os demais, criando um legado que moldará o setor nos próximos anos", reconheceu o dirigente, a cumprir o segundo mandato na liderança da SIGA.

