Portugal estará representado por sete pilotos, com particular destaque para Luís Outeiro, na categoria-rainha MXGP, e Sandro Lobo, em MX2
Corpo do artigo
O Crossódromo Internacional de Águeda volta a ser palco de elite do motocrosse mundial, recebendo este fim de semana – dias 2, 3 e 4 de maio – a sétima ronda do Campeonato do Mundo de MXGP. Confirmada está a presença dos melhores pilotos da atualidade, num evento que promete atrair milhares de adeptos à pista bairradina.
Portugal estará representado por sete pilotos, com particular destaque para Luís Outeiro, na categoria-rainha MXGP, e Sandro Lobo, em MX2. Ambos alinham como wild cards e aos comandos de Yamaha. Luís Outeiro é o campeão nacional absoluto e assume o desafio de competir entre os melhores do mundo. Já Sandro Lobo, detentor do título nacional de MX2, estreia-se nesta etapa internacional com a ambição de deixar a sua marca.
Nas classes do Europeu, Gonçalo Cardoso (Husqvarna) e Filipe Saúde (KTM) competem em EMX125, enquanto Martim Espinho (KTM), Tomás Santos (Triumph) e Martim Palma (Yamaha) alinham em EMX250. A participação portuguesa, repartida entre Mundial e Europeu, reforça o crescimento e a ambição da nova geração do motocross nacional.
Três dias de espetáculo em Águeda
A organização já revelou o programa oficial do MXGP de Portugal, que se estende por três dias intensos. Sexta-feira, 2 de maio, marca o arranque das atividades com os treinos de arranque das categorias MXGP e MX2.
No sábado, 3 de maio, a manhã será dedicada aos treinos livres e cronometrados. Durante a tarde disputam-se as primeiras corridas de EMX125 e EMX250, com início às 14h10, e as corridas de qualificação de MXGP e MX2, que começam pelas 16h35 e têm influência direta na grelha de partida e na pontuação do campeonato.
Domingo, 4 de maio, é o ponto alto do evento. A partir das 9h40 realizam-se as segundas mangas de EMX125 e EMX250. Às 13h15 arranca a primeira corrida de MX2, seguida da primeira manga de MXGP. As decisões finais ficam reservadas para a tarde: a partir das 16h10 realizam-se as segundas corridas de MX2 e MXGP, que encerram o grande fim de semana do motocross em solo português.