Entre os nomes internacionais de maior peso, destaque para o lendário Nino Schurter (Suíça), dez vezes campeão do Mundo e medalhado olímpic
Corpo do artigo
Estão confirmados os principais nomes que vão marcar presença no Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025, que decorrerá entre 23 e 27 de julho, no Centro de Estágios de Melgaço, nas disciplinas de XCO (Cross-Country Olímpico), XCC (Short Track) e XCR (Estafetas).
Entre os nomes internacionais de maior peso, destaque para o lendário Nino Schurter (Suíça), dez vezes campeão do Mundo e medalhado olímpico. Estarão também presentes Tom Pidcock (Reino Unido), bicampeão olímpico e ex-campeão do Mundo de XCO; Simone Avondeten (Itália), atual campeão europeu e mundial de Sub-23; Luca Martin (França), campeão nacional e 7.º do ranking mundial; e Finn Treudler (Alemanha), campeão europeu Sub-23.
No setor feminino, o destaque vai para Jenny Rissveds (Suécia), campeã olímpica e número dois do ranking mundial, e para a suíça Jolanda Neff, detentora de cinco títulos mundiais. A elas juntam-se Martina Berta (Itália), 3.ª no último Mundial; Evie Richards (Reino Unido), campeã mundial de XCC; e Monique Halter (Suíça), campeã europeia Sub-23.
Portugal estará representado ao mais alto nível. João Cruz, tetracampeão nacional e vencedor de 22 Taças de Portugal, lidera a comitiva masculina, que conta ainda com Ricardo Marinheiro, David Rosa, João Fonseca, Rafael Sousa, Hugo Ramalho, Vasco Silva, Tomás Pais, João Vigário e Daniel Franco. No setor feminino, alinham Ana Santos, Beatriz Guerra e Margarida Vasconcelos, todas com títulos e Taças de Portugal no currículo.
O percurso oficial de XCO terá 3,52 km e 129 metros de desnível positivo. Organizado pela União Europeia de Ciclismo (UEC) e pelo Complexo Desportivo de Melgaço, o evento terá entrada livre