Esta quinta-feira, a partir das 18h30 e com direto no Youtube, vão correr quase 30 pilotos em simuladores, angariando 25 mil euros para os hospitais nacionais. "Havia mais de 50 inscritos!", disse Tiago Monteiro.
Corpo do artigo
"A ideia até foi mais do António, a execução foi dos dois", revelou Tiago Monteiro, piloto da Honda no WTCR, que se aliou a Félix da Costa, líder da Fórmula E após cinco corridas, explicando a iniciativa designada como "AFC13 TM18 Friends FundRace" e que hoje terá lugar, com três dezenas de pilotos, que não ganharão prémios caso se revelem os mais fortes a conduzir em simuladores, antes pelo contrário: todos ofereceram material que será sorteado entre os que derem donativos para comprar material hospitalar em Portugal e ajudar na luta contra a covid-19.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Pegando no telefone, Félix da Costa e Tiago Monteiro convidaram amigos de vários campeonatos e reuniram uma lista invejável, com vários ex-pilotos de Fórmula 1. Além deles, vão correr Filipe Albuquerque, João Barbosa, Rubens Barrichello e o filho, Dudu Barrichello, Juan Pablo Montoya, Stoffel Vandoorne, Felipe Nasr, Nelson Piquet Jr, Andy Priaulx, Jose Maria Lopez, Pietro Fittipaldi, Max Papis, Nestor Girolami, Yann Ehrlacher, Attila Tassi, Bruno Correia e ainda jovens pilotos nacionais da Skywalker Racing, como Guilherme Oliveira, Mariano Pires, Rafael Lobato, César Machado, Lourenço Monteiro e Manuel Espírito Santo. "Entre os possíveis já tínhamos mais de 50, foi necessário fazer uma lista de espera", brincou Monteiro.
Donativos: quem quiser contribuir para a compra de material hospitalar pode fazê-lo em www.gofundme.com/friendsfundraceafc13tm18
Como cada piloto entregou várias lembranças para sortear entre quem fizer donativos - e ontem já havia 4500 dos 25 mil euros pretendidos -, a lista de capacetes, fatos de competição, luvas ou botas "é enorme e alguns dos objetos têm enorme valor sentimental".
Se alguns temeram bater-se numa corrida de simuladores, Tiago Monteiro lembra que o objetivo não é ganhar, mas "angariar o máximo valor possível para ajudar os que precisam e estão na linha da frente desta batalha". E Félix da Costa lembra que a causa é "maior do que qualquer desporto; achamos que faz parte do nosso dever ajudar da forma que podemos e promovermos a ideia de ficarem em casa".
Só antes das corridas os pilotos irão conhecer os protótipos a conduzir, assim como a pista, que será sorteada. Vila Real não será opção, mas Tiago Monteiro ainda tem a esperança de lá correr, pelo WTCR, a 20 e 21 de junho. "Esperemos, seria bom sinal", atirou.
Friends Fundrace (poderá ver a transmissão em www.ojogo.pt ou AQUI)
18h30 Treinos Livres
19h00 Qualificação 1 (2 voltas)
19h15 Corrida 1 (15 minutos)
19h30 Qualificação 2 (2 voltas)
19h45 Corrida 2 (25 minutos com paragem obrigatória na box)