Estados Unidos esperam ter atletas vacinados "bem antes" do início de Tóquio'2020

Sarah Hirshland, presidente do Comité Olímpico dos Estados Unidos
AFP
Afirmações de Sarah Hirshland, presidente do Comité Olímpico dos Estados Unidos.
O Comité Olímpico dos Estados Unidos (USOPC) afirmou esta quinta-feira que espera que todos os atletas do país, que vão participar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, sejam vacinados contra a covid-19 "bem antes" do início da competição.
"Estamos mais otimistas do que nunca com a perspetiva de os atletas norte-americanos serem vacinados muito antes dos Jogos, alguns mesmo antes de se qualificarem", afirmou Sarah Hirshland, presidente do USOPC.
A responsável mostrou-se "bastante otimista" com os recentes progressos no processo de vacinação nos Estados Unidos, onde 62 milhões de pessoas (cerca de 19% da população adulta) já receberam a primeira dose, e a Casa Branca já assumiu a meta de conseguir vacinar 270 milhões de pessoas até maio.
Sarah Hirshland admitiu que a maioria dos atletas deverá ser vacinada através dos programas regulares, mas não descartou a possibilidade de criar um centro de vacinação especial para os desportistas.
A presidente do USOPC referiu ainda que a maioria dos atletas quer ser vacinada, e garantiu que será respeitado o direito dos que preferirem não ser vacinados.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, vão decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto, enquanto os Paralímpicos devem disputar-se entre 24 de agosto e 05 de setembro.
Desde o início da pandemia, os Estados Unidos, que são o país com mais mortes devido à covid-19 e também com mais contágios, acumularam 529.067 óbitos e 29.149.380 casos da doença.
