Anunciado pelo presidente do comité organizador
Corpo do artigo
O comité organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio confirmou esta quinta-feira que o evento se vai realizar sem público nas bancadas, na sequência do estado de emergência declarado até 22 de agosto para conter as infeções por covid-19.
"Lamento por todos aqueles que compraram bilhetes e a todos das áreas locais", disse Seiko Hashimoto, o presidente do organismo.
"É uma pena que estejamos a oferecer uns Jogos num formato muito limitado, face à propagação do vírus", acrescentou ainda o responsável, após conversações com membros do governo japonês, do Comité Olímpico Internacional e do Comité Paralímpico.
Em março, os organizadores tinham proibido a presença de espetadores oriundos do estrangeiro nos Jogos, o que é um facto inédito na história olímpica.
Mais tarde, em junho, as autoridades japonesas anunciaram que iriam autorizar a presença de espetadores locais, mas com 50% da capacidade dos locais das provas e com o limite máximo de 10.000 pessoas.
Mais recentemente, o Governo alertou para a hipótese de fechar as portas à presença de espetadores nas provas, mas apenas como uma das opções que estavam a ser estudadas, perante o agravamento da situação pandémica.