Iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol ficou concluída esta sexta-feira
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) organizou em Lisboa a Expert"s Meeting do projeto "Promise (A Step Forward for Women in Basketball)", que tem como parceiros a Federação Catalã, a Ligue Nouvelle Aquitaine de Basketball, o Kosovo, a Bulgária e a Irlanda, além da empresa B.Link (responsável pela orientação do projeto) e a Universidade Ramon Llull, parceiro académico.
O dia inaugural contou com 14 representantes: Krasimira Petrova e Todor Kolev (Federação da Bulgária), Edita Medunjanin e Elvira Dushku (Federação do Kosovo), Christina Rioux e Joël Poustis (Ligue Nouvelle Aquitaine de Basketball), Olga Praderas, Maria Solé e Carles Carnicero (da Federação Catalã), Josep Solà e Sara Figueres (Universidade Ramon Llull), Natyra Zhjeqi (B.Link), Cátia Mota e Inês Antunes (FPB).
Foi apresentado o progresso do programa-piloto que está a ser desenvolvido Universidade Ramon LLull, tendo por base os contributos obtidos de vários grupos de estudo efetuados nos diversos países parceiros.
A discussão continuou esta sexta-feira, com a presença de várias personalidades de renome no que toca às questões de igualdade, entre elas as convidadas: Elisabeth Cebrian, da FIBA - Head of Women in Basketball e Special Programs; Lisa Clancy, Vice President of the Paralympics Olympics Ireland - especialista em "Women in Leadership"; Filipa Cavalleri, Presidente da Comissão Mulheres e Desporto do COP, e Mónica Jorge, da Federação Portuguesa de Futebol - Head of Women in Football.
O objetivo do encontro foi divulgar as principais conclusões do projeto, e discutir e validar a estratégia e a metodologia do programa piloto "Promise", baseando-se o debate nos conhecimentos adquiridos pelos participantes, nomeadamente a investigação documental, o Guia de Boas Práticas e a metodologia do programa.
"Contámos com a presença da Secretátia Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Rodrigues, que fez um enquadramento das questões de igualdade de género em Portugal e no mundo. Esta presença foi muito importante para validar o nosso projeto e reforçar a importância do desenvolvimento das questões da igualdade na modalidade e demonstrar a constante aposta da FPB neste mesmo tema", sublinhou a coordenadora do projeto, Cátia Mota.