As duas seleções fecharam a primeira fase do Mundial como líderes invictos.
Corpo do artigo
Espanha e Croácia consolidaram as suas condições de máximos candidatos ao título mundial de andebol masculino, ao fecharem a primeira fase da prova, a decorrer no Catar, como líderes invictos dos respetivos grupos.
Na jornada que encerrou esta sexta-feira a primeira fase, na qual se apuravam para os oitavos de final os quatro primeiros classificados de cada um dos quatro grupos, realce para o apuramento do Brasil, selado frente ao Chile (30-22).
A seleção espanhola, campeã em título, já tinha assegurado a sua vaga nos oitavos de final desde a terceira jornada, mas não desacelerou e somou vitórias nas duas rondas seguintes, tendo batido a Eslovénia por 30-26.
Nos oitavos de final, a Espanha vai medir forças com a Tunísia, que assegurou a passagem ao derrotar o Irão por 30-23, num embate em que nem sequer precisou da melhor versão do seu lateral Mosbah Sanai, jogador que deverá merecer alguma atenção por parte da equipa ibérica.
O dia foi igualmente aproveitado pela Croácia para dar descanso às suas principais figuras, seleção que, apesar de desfalcada, não sentiu dificuldades para bater a Bósnia por 28-21.
Nos oitavos de final, a Croácia vai defrontar o Brasil, um conjunto que necessitava de vencer e que sofreu mais do que o previsto para ultrapassar o Chile, tendo a vitória (30-22) sido garantida num espetacular parcial final de 7-0.
O Catar, que derrotou a Bielorrússia por 26-22, encerrou esta fase como segundo classificado do grupo A e vai defrontar a Áustria, que falhou o segundo posto no B ao perder com a Macedónia por 36-31.
A Macedónia, na condição de segunda do grupo B, vai medir forças com a Eslovénia no outro encontro desta primeira metade dos oitavos de final do campeonato. Os restantes quatro encontros serão definidos no sábado, quanto fecharem as contas dos grupos C e D.