Dérbi aveirense foi quase sempre dominado pela equipa que leva sete triunfos consecutivos e que se impos por 46-69
Corpo do artigo
Está encerrada a 12.ª jornada da Liga Betclic Feminina. O Esgueira Aveiro foi a Vagos somar a sétima vitória consecutiva na fase regular da prova, por 46-69, e manteve-se no topo da classificação, com mais dois pontos que o Benfica. Já o ABTF Betão Vagos, que começou com um penalizador parcial de 3-17, mas ainda recuperou (12-21) nos primeiros dez minutos, permanece em último.
Em grande plano esteve Barbara Souza, MVP do encontro, a repetir o feito recente da final da Taça Federação, com um duplo-duplo de 15 pontos, dez ressaltos e cinco assistências. Entrou logo muito bem e alavancou o jogo das "Bikudas", mas ainda viu Jade Compton (12pts, 7res) a empatar o encontro (23-23) nos primeiros cinco minutos do segundo quarto - a reagirem muito bem as comandadas de Emanuel Seco neste dérbi da região de Aveiro.
As forasteiras voltaram a recuperar o controlo e as equipas foram para o intervalo com 25-40, após um muito coletivo Esgueira recuperar a confortável liderança num parcial de 13-19.
Na segunda parte, André Janicas soube organizar o grupo para segurar a vantagem e, apesar de algumas investidas ofensivas do Vagos, o coletivo de Inês Ramos (18pts, máximo do encontro, 7res) Vashti Hill (15pts) e Gabriela Raimundo (12pts, 5rb) levou de vencida o terceiro quarto (9-19) e deixou cair o último por somente dois pontos (12-10).
Do lado da equipa da casa, destaque para um dos reforços de Inverno, Milagros Maza (9pts, 5res, 4ast), e para a jovem internacional dos escalões de formação de Portugal, Sara Rodrigues (11pts, 9res).