Marco Alves acredita que “tanto o Fernando como a Ana estão num nível” em que se deve agradecer por tudo o que deram ao país.
Corpo do artigo
O chefe da Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Paris'2024 considera óbvia a escolha do canoísta Fernando Pimenta e da marchadora Ana Cabecinha para porta-estandartes de Portugal na cerimónia de abertura.
“Não é preciso explicar, estamos a falar de dois atletas que têm a carreira que têm. O Fernando com tudo o que já conquistou e tem conquistado num passado recente. A Ana também com a história olímpica que já transporta na sua carreira. Seriam nomes para mim óbvios para este momento”, assumiu Marco Alves.
O nome dos dois porta-estandartes foi revelado durante a receção aos atletas apurados para Paris2024 nos jardins do Palácio de Belém, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a entregar a cada um deles uma bandeira portuguesa.
“Sobre a cerimónia de abertura, tenho uma perspetiva diferente daquilo que muitas vezes é alimentado nestes momentos. Para mim, não é um momento em que se coloca mais expectativa e mais ansiedade sobre os potenciais candidatos a medalhas, mas são momentos em que se deve celebrar aquilo que os atletas já fizeram pelo país”, notou.
Nesse sentido, Marco Alves acredita que “tanto o Fernando como a Ana estão num nível” em que se deve agradecer por tudo o que deram ao país.
“A cerimónia de encerramento ficará reservada para o maior sucesso da nossa comitiva e será aí que a celebração das medalhas terá o seu espaço”, assegurou.
Sobre a cerimónia de abertura, Marco Alves disse “está confirmada no Sena”, depois de várias dúvidas que foram sendo colocadas, sobretudo ao nível da segurança.
“O que está previsto é que cada país possa ocupar um barco. Ou seja, o desfile seja feito por país. Na circunstância de não haver atletas suficientes para encher um barco, vai haver mistura de países. [...] É uma reunião que só teremos com o Comité Organizador no dia antes da cerimónia. Só teremos confirmação se iremos sozinhos ou com algum país no barco já muito em cima da cerimónia”, explicou.
Os Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto, com Portugal a estar representado por 73 atletas em 15 modalidades.