"Era importante termos mais um jogo em casa para recuperar, mas não é possível"
Declarações de João José, selecionador, e Tiago Violas, distribuidor, após o triunfo de Portugal, por 3-0, sobre o Luxemburgo.
Corpo do artigo
João José, selecionador nacional
Alterações geraram alguma tensão no início do jogo: "Começámos o jogo à procura da competência. Ou seja, muita tensão. Tivemos de fazer algumas alterações devido à lesão do André [Marques], que torceu o pé, está de fora e ainda não sabemos por quanto tempo. Já o Lourenço [Martins] encontra-se muito sobrecarregado dos jogos e das viagens. Precisámos hoje de trazer o Alexandre [Ferreira] de volta para a zona 4, onde também colocámos o Miguel [Cunha], que está com menos jogos. Esta transformação faz com que haja muita tensão no início do encontro, que, de qualquer forma, se foi atenuando ao longo dos pontos e dos sets. Foi possível fazermos algumas alterações que já estavam planeadas e ainda bem, pois aqueles que entraram corresponderam da melhor maneira."
Concentrar apenas no jogo de sábado no Luxemburgo: "Não é fácil, mas vamos ter de ultrapassar isso, sabendo que será muito importante pelo resultado. No plano teórico, há duas seleções que dificilmente colocarão sets a Montenegro. Portanto, não podemos perder sets se quisermos passar em primeiro ou segundo [lugar da poule]. Este desafio tem a mesma importância [em relação à receção ao Montenegro na próxima semana]."
Muitas viagens: "O formato competitivo leva-nos constantemente a viajar, pelo que jogar em casa dá-nos conforto. Era importante termos mais um jogo em casa para poder recuperar melhor, mas não é possível. Temos de acordar cedo, viajar algum tempo e recuperar para a partida."
15084541
-
Tiago Violas, distribuidor
Início complicado: "Penso que a equipa entrou um bocadinho nervosa, também fruto do grande ambiente que hoje tivemos na Póvoa de Varzim. Com o decorrer do tempo fomos entrando na partida, apresentámo-nos ao nosso nível e conseguimos superiorizar-nos ao Luxemburgo. Continuamos na luta do apuramento para o Europeu."
Derrota sofrida no domingo em Montenegro, por 2-3: "Era importante dar a volta com uma vitória esclarecedora hoje e foi isso que tentámos fazer. Ainda iremos ter pela frente esse reencontro com Montenegro em Santo Tirso [na próxima semana], que acabará por ser importante para as nossas aspirações, mas primeiro vamos pensar no Luxemburgo."
Projeção do jogo de sábado no Luxemburgo: "O adversário não é muito diferente do que apresentou aqui hoje. Temos tido alguns problemas físicos e de lesões, mas acho que temos um grupo forte, todos estão preparados para jogar e vamos apresentar-nos bem."