Emanuel Duarte, vencedor de 2024, é o primeiro camisola amarela do GP O JOGO/Leilosoc
Ciclista da Credibom / LA Alumínios venceu a primeira etapa da 13.ª edição da prova
Corpo do artigo
Emanuel Duarte, ciclista da Credibom / LA Alumínios, venceu esta quarta-feira a etapa inaugural do Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, sendo assim o primeiro camisola amarela da prova.
O ciclista, que venceu este mês a Taça de Portugal e tem a ambição de bisar nesta corrida, repetiu o êxito de 2024 na primeira etapa, que terminou com um pelotão muito esticado na subida até ao castelo de Belmonte.
Tal como há um ano, Emanuel Duarte bateu Artem Nych, da Anicolor-Tien21, que na geral está a quatro segundos, tendo o seu colega Pedro Silva em terceiro, a 10 segundos. Tiago Antunes, da Efapel, é quarto, a 13 segundos.
Duarte, de 28 anos, foi o mais rápido nos 146,4 quilómetros com partida e chegada em Belmonte, numa chegada em que um pelotão muito reduzido ultrapassou, nas últimas centenas de metros, o último dos fugitivos, Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), para lhe negar a vitória.
Assim, o homem da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car repetiu o feito de 2024, quando venceu a primeira etapa e, depois, a geral individual, que desta feita lidera, com quatro segundos de vantagem sobre o russo Artem Nych (Anicolor-Tien21).
O vencedor da Volta a Portugal em 2024 foi o segundo classificado, seguindo Pedro Silva, da mesma equipa, no terceiro posto, a 10 segundos, e Tiago Antunes (Efapel) em quarto, a 13.
Emanuel Duarte já venceu este ano a Clássica da Primavera e, também, a geral da Taça de Portugal, seguindo em bom momento de forma.
Na quinta-feira, a segunda etapa do GP O JOGO parte de Mêda e chega a Trancoso 141,1 quilómetros depois, com chegada prevista para pouco depois das 15:30.