Colombiano, que era da ABTF-Feirense, reforça equipa de José Azevedo, que também anunciou António Ferreira e quer ganhar mais finais em pelotão
Corpo do artigo
A Efapel vai ter mais ambições ao sprint na próxima época. Santiago Mesa, sabe O JOGO, é o reforço mais sonante da estrutura de José Azevedo, que lutará assim por mais triunfos em etapas na próxima época. O jovem António Ferreira, outro reforço, foi apresentado esta segunda-feira.
Já tendo Rafael Silva, corredor forte em chegadas num pelotão reduzido, o plano é ter uma equipa mais competitiva em etapas planas que terminem em pelotão compacto. O colombiano destacou-se esta época com o triunfo na Prova de Abertura, justamente batendo Rafael Silva, que agora poderá fazer funções de lançador de Mesa; e venceu ainda uma etapa no GP Anicolor.
Foi o primeiro ano em Portugal do velocista e, acredita-se, ao conhecer agora a dureza de várias das provas nacionais isso permitirá que se afirme ainda mais entre o reduzido lote de sprinters do nosso país: em 53 dias de corrida só por cinco vezes esteve realmente na discussão do triunfo. A equipa da ABTF Betão-Feirense tinha a ambição de manter Mesa, mas este ficou cativado com o projeto da Efapel, que em 2023 apenas somou duas vitórias: etapa no GP O JOGO/Leilosoc com Rafael Silva e conquista do GP Mortágua com Joaquim Silva.
O patrocinador fica até 2025 pelo menos, um prolongamento importante para as contas de José Azevedo, que mantém, como O JOGO noticiou, Joaquim Silva e Henrique Casimiro, este último sexto na Volta a Portugal. Tiago Antunes e Pedro Pinto são outros atletas fortes na montanha e estão seguros até 2025, Aleksandr Grigoriev continua como rolador e Rafael Silva como homem rápido.
António Ferreira, da Kelly-Simoldes, foi apresentado ontem como reforço, podendo entrar mais dois ciclistas. Saem Gaspar Gonçalves, Emanuel Duarte - que ruma à Credibom-LA -, e Francisco Guerreiro, este a caminho da equipa Manuel Correia, em Oliveira de Azeméis. Keegan Swirbul está ainda em negociações para renovar o contrato, devendo ser contratado um outro corredor estrangeiro.