Vasileia Karachaliou "superfeliz" por ser vice-campeã da Europa de ILCA 6.
Corpo do artigo
A velejadora Vasileia Karachaliou disse à Lusa estar "superfeliz" por se ter sagrado vice-campeã da Europa de ILCA 6, classe olímpica, e por ter conseguido "um bom início" da sua representação por Portugal.
"Estou superfeliz por esta vitória, é um bom início por Portugal. Ser segunda na Europa significa muito para mim, e logo em condições realmente difíceis", explicou, em declarações à agência Lusa.
A grega, que aguarda a naturalização e compete pelo Clube Naval de Cascais, somou 50 pontos, mais 18 do que a nova campeã da Europa, a neerlandesa Marit Bouwmeester, e a mesma meia centena da húngara Maria Erdi, que ficou no terceiro lugar após ser aplicado o critério de desempate (maior número de vitórias em regatas - duas para Karachaliou, uma para Erdi).
Karachaliou considerou que ter feito "boas qualificativas" ajudou a competir na frota de ouro, porque em várias regatas nessa fase "sem um bom início, foi realmente difícil regressar" à frente.
"Agora é seguir em frente. O próximo grande objetivo serão os Mundiais de Haia, que qualificam as primeiras quotas por país para os Jogos Olímpicos Paris'2024. Mas quero tentar chegar ao pódio", acrescentou.
Antes, ressalvou, há ainda "outras regatas importantes", como o Troféu Princesa Sofia, em Palma, e em Hyeres, "regatas de nível muito alto".
É o primeiro grande resultado de Karachaliou em representação de Portugal, depois de nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, realizados em 2021, ter conseguido um nono lugar pela Grécia, país que considera nunca a ter apoiado, como explicou à Lusa em novembro do ano passado.
Fora da frota de ouro, que discutiu o título de ILCA 6, Luísa Peres concluiu no 32.º lugar da frota de prata, subindo três postos no último dia de regatas em Andora.
Na olímpica ILCA 7 (para homens), o pior dia de prova penalizou Eduardo Marques, que era 12.º à entrada para as últimas regatas e acabou por fechar o Europeu no 23.º posto, depois de um início em que venceu uma das largadas e esteve nos primeiros lugares.
Na mesma "gold fleet" estava Santiago Sampaio, que recuperou um lugar hoje e acabou no 28.º posto, enquanto na prata José Mendes fechou em 24.º e Lourenço Mateus em 30.º.
Em ILCA 6 masculino, que não é olímpico, João Pontes foi sexto, com 76 pontos, a 36 dos lugares de pódio da classe.
16023520