Países Baixos abdicam de Nacionais de ciclismo de estrada.
Corpo do artigo
Os Campeonatos Nacionais de ciclismo de estrada dos Países Baixos não vão realizar-se este ano, pelo que Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep) vai manter a camisola de campeão holandês até 2021, confirmou esta terça-feira a federação.
"Não há verdadeiramente lugar [para os Nacionais] num calendário velocipédico de três meses. É irresponsável acrescentar mais uma corrida. E com que objetivo? É realmente necessário organizar um campeonato nacional no nosso país?", questionou o diretor da Federação holandesa de ciclismo, Thorwald Veneberg, ao confirmar, ao diário Telegraaf, que a prova não irá realizar-se.
A renúncia da federação a organizar a competição acontece na sequência da proibição, por parte do governo dos Países Baixos, da realização de eventos desportivos naquele país até 1 de setembro, uma decisão que "esbarra" na vontade da União Ciclista Internacional, que, no seu calendário reformulado, apontou o fim de semana de 22 e 23 de agosto para a disputa dos Campeonatos Nacionais de estrada.
12179703
Assim, Fabio Jakobsen, que este ano venceu a primeira etapa da Volta ao Algarve e classificação dos pontos, vai envergar até 2021 a camisola de campeão conquistada no ano passado.
Os Países Baixos são o primeiro país a abdicar dos Campeonatos Nacionais de estrada. O ciclismo está suspenso, devido à pandemia da covid-19, em todas as suas vertentes até 01 de julho e no escalão WorldTour, o principal da modalidade, até 01 de agosto.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 286 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.