"É difícil comparar com a qualificação europeia, já sabíamos que ia haver modificações"
Declarações de Hugo Silva, Marco Ferreira e Lourenço Martins após a derrota de Portugal frente à Turquia, na Golden European League de voleibol masculino.
Corpo do artigo
Hugo Silva, selecionador de Portugal
"É sempre difícil fazer comparações com o que foi a qualificação europeia [para a fase final do Europeu 2021], porque já sabíamos que havia jogadores a entrar e que ia haver modificações. Havia jogadores que iam entrar e tomar conta do recado. Foi o primeiro jogo depois de uma mudança de meia equipa e isso requer tempo. E hoje foi a prova de que a equipa precisa de tempo para melhorar alguns aspetos, onde falhámos e em que temos que ter outro patamar de excelência."
"Temos que melhorar, aproveitar estes jogos para tentar crescer e puxar por jogadores que vão ser importantes para nós no futuro. O segundo set acho que marcou muito, dado que Portugal dispôs de duas bolas para fechar e não conseguiu. Às vezes, com a motivação acrescida, pode ser possível disfarçar as coisas menos boas. Mas a luta tem que ser esta, rapidamente procurar o que de melhor a equipa tem para oferecer e ir crescendo em cada jogo. Tentar que estes jogadores que ainda não estão no nível que podem estar apareçam rapidamente."
Marco Ferreira, capitão
"Acho que demorámos muito a entrar no jogo. De uma forma geral, senti que estávamos um bocado tensos, ansiosos e presos, e demorámos a entrar no jogo. Depois, com o decorrer do jogo, fomo-nos soltando. Acredito que vencendo o segundo set a história ia ser diferente. Ia mudar. Vacilámos nos momentos cruciais e não conseguimos levar o segundo set para o nosso lado. Se tivéssemos conseguido o jogo teria sido diferente."
Lourenço Martins, zona 4
"Entrámos um bocadinho ansiosos e talvez pouco rotinados nas linhas da receção. Eles têm um serviço forte e isso foi determinante nos momentos decisivos, mas foi um bom jogo para ganhar experiência de jogarmos todos juntos. Se tivéssemos ganho o segundo set isso iria galvanizar a equipa e o resultado podia ter sido diferente. No final, fica um bocado de impotência e frustração e a sensação de que podíamos ter feito mais. O último set foi muito desequilibrado dado o nível das duas equipas. Tivemos pontos positivos e pontos negativos e resta trabalhar para melhorar."