Embora ambos já tenham tentado colocar o holofote sobre os jogadores das suas equipas, a 47.ª edição do Superbowl vai ficar marcada pelo primeiro confronto entre irmãos no encontro decisivo, que já ganhou novas denominações: The Superbaugh, The Bros Bowl, The Harbowl ou The Harbaugh Bowl.
Corpo do artigo
O XLVII Superbowl vai colocar no domingo frente a frente Baltimore Ravens e San Francisco 49ers, mas acima de tudo os irmãos Jim e John Harbaugh, que treinam os finalistas da Liga norte-americana de futebol americano (NFL).
Esta será a segunda vez que os dois irmãos se encontram, depois de, no dia de Ação de Graças de 2011, John, de 50 anos e mais velho 15 meses do que Jim, ter levado os Baltimore Ravens a derrotar os San Francisco 49ers por 16-6.
John está no seu quinto ano à frente dos Ravens, que levou sempre aos "play-offs", e chegou pela primeira vez ao Superbowl, enquanto Jim chegou aos 49ers apenas em 2011/12, época em que conduziu a equipa à final de conferência.
Curiosamente, no domingo, em Nova Orleães, estarão frente a frente as duas equipas que, na última temporada, foram eliminados na final de conferência, sendo que Ravens chegaram pela segunda vez ao Superbowl, depois de terem ganho em 2001.
Por seu turno, os 49ers regressam ao Superbowl 18 anos depois, procurando o seu sexto cetro da NFL, um título que lhe escapa desde 29 de janeiro de 1995, quando derrotaram os San Diego Chargers.
Além do duelo entre os dois irmãos, há ainda duas figuras que vivem, por motivos diferentes, uma espécie de "conto de fadas": Ray Lewis, "linebacker" dos Ravens, e Colin Kaepernick, "quarterback" dos 49ers.
Jogador mais valioso do Superbowl de 2001, o "veterano" Ray Lewis, um dos mais respeitados jogadores da Liga, tem vindo a adiar a sua despedida da modalidade, com os triunfos dos Ravens nos "play-offs", cujas celebrações o tiveram sempre como alvo.
A segunda fase começou com um confortável triunfo caseiro sobre os Indianapolis Colts (24-9), seguindo-se vitórias surpreendentes nos terrenos dos Denver Broncos, melhor equipa da fase regular da American Football Conference (AFC), e dos New England Patriots, de Tom Brady, finalistas em 2012.
Do outro lado, está Kaepernick, que iniciou a época como suplente de Alex Smith, mas assumiu a liderança da equipa, tornando-se numa das figuras da temporada, não só pela qualidade do seu passe, mas também pela sua capacidade de correr com a bola.
Esse espeto do seu jogo ficou bem visível no triunfo sobre os Green Bay Packers (45-31), em que percorreu 181 jardas -- recorde para um "quarterback" -- e conseguiu dois "touchdowns".
Depois da vitória sobre os campeões de 2011, os 49ers derrotaram fora os Atlanta Falcons, melhor equipa da National Football Conference (NFC), por 28-24, num encontro em que Kaepernick fez três passes para ensaio.
O tradicional, e sempre aguardado, espetáculo do intervalo do Superbowl será este ano assegurado pela cantora norte-americana Beyoncé.