O russo Dmitrii Strakhov (Lokosphinx) venceu a terceira etapa da Volta ao Alentejo, repetindo o triunfo da véspera.
Corpo do artigo
O irlandês Mark Downey (Team Wiggins) manteve esta sexta-feira a liderança da Volta ao Alentejo, após a vitória do russo Dmitrii Strakhov (Lokosphinx) na terceira etapa, que ligou Grândola a Arraiolos.
No final dos 149,3 km, Strakhov repetiu o triunfo da véspera e impôs-se em 3h37m04s, o mesmo tempo do britânico Gabriel Cullaigh (Team Wiggins) e do francês Justin Jules (WB Aqua Protect Veranclassic). Strakhov somou a terceira vitória em menos de uma semana em Portugal, pois havia vencido a Clássica da Arrábida e a etapa de quinta-feira na 'Alentejana'.
Na geral, Downey mantém a liderança, com o mesmo tempo do espanhol Oscar Hernández (Aviludo-Louletano), um segundo de avanço sobre Justin Jules, três sobre Gabriel Cullaigh e quatro sobre Luís Mendonça (Aviludo-Louletano), o melhor português.
Este sábado, no qual deverá ficar decido o vencedor, disputam-se duas etapas, a primeira de 64,5 km, entre Monforte e Portalegre, que terá duas contagens de montanha de segunda categoria, a que se seguirá, da parte da tarde, um contrarrelógio de 8,4 km em Castelo de Vide.
"Vai ser mais um dia duro amanhã [sábado]. Aguentei a camisola mais um dia e amanhã (sábado) vai ser mais a subir, vai ser mais uma luta. É dia de São Patrício lá em casa, uma grande celebração, e isso dá-me grande motivação", disse.
Downey assume que se vai tentar defender na primeira parte do dia, para depois atacar no contrarrelógio, de forma a tentar ganhar mais algum tempo.
Além do triunfo final de Strakhov e da amarela continuar no corpo de Downey, a história da etapa conta-se rapidamente, com uma fuga de mais de 100 quilómetros do espanhol Ricardo Garcia (Team Euskadi) e do russo Alexander Evtushenko (Lokosphinx), que manteve o monopólio das contagens de montanha desta edição, ao vencer as duas do dia.