Finlandês andou com um modelo antigo para saber quais as sensações, pois nas pistas o seu desejo é correr as 24 Horas de Le Mans
Corpo do artigo
Kalle Rovanpera, bicampeão mundial de ralis, testou um Red Bull RB8 de Fórmula 1 na Áustria, cumprindo o seu desejo de conhecer outros estilos de competição. O finlandês de 24 anos não mostra intenções de mudar para a Fórmula 1, tendo como maior ambição, nas pistas, alinhar nas 24 Horas de Le Mans.
O teste no Red Bull Ring andava a ser preparado há várias semanas, tendo Rovanpera visitado as instalações da equipa em Milton Keynes, Inglaterra, no mês passado. Na Áustria, experimentou um Fórmula 4 e um Fórmula Renault 3.5 antes de se sentar no Red Bull antigo – o modelo RB8 é de 2012 e nessa época valeu o tri a Sebastian Vettel –, completando 40 a 50 voltas a uma pista que já conhecia, por nela ter corrido para a Porsche Carrera Cup Benelux.
“Foi um grande dia, com três fórmulas diferentes. Há muito que queria experimentar um Fórmula 1. As maiores diferenças para os ralis sentem-se no corpo, é fisicamente bastante diferente, com muita força G lateral e uma aderência incrível”, disse Rovanpera, que com o Porsche já ganhou três corridas este ano.
O finlandês não foi o primeiro campeão de ralis a experimentar um Fórmula 1. Colin McRae andou com um Jordan em 1996 e Sebastien Loeb, que correu bastante em pista, pilotou um Renault F1 em 2007 e um Red Bull em 2008, este nuns testes de inverno em que fez o oitavo tempo.