
Donald Trump
AFP
Hunter Hess admitiu que é difícil representar os Estados Unidos devido ao momento político que o país atravessa e o presidente do país não gostou, reagindo nas redes sociais
Leia também Chegada apoteótica ao Dragão: centenas de adeptos receberam o autocarro do FC Porto
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, criticou Hunter Hess, que se encontra a representar aquele país nos Jogos Olímpicos de inverno Milão-Cortina'2026, após o esquiador ter feito um desabafo em conferência de imprensa, admitindo que lhe é difícil defender os EUA devido ao atual momento político do país.
"É um pouco difícil [representar os EUA]. Obviamente, há muita coisa a acontecer da qual não sou muito fã, e acho que muita gente também não é. Acho que, para mim, trata-se mais de representar os meus amigos e familiares em casa, aqueles que representaram o país antes de mim, tudo aquilo em que acredito ser bom nos Estados Unidos. Só porque carrego a bandeira não significa que represento tudo o que acontece no país", vincou Hess.
Outro elemento da equipa de esqui dos Estados Unidos, Chris Lillis, também admitiu sentir consternação pela atualidade dos EUA, que tem sido marcada por um acentuado aumento de protestos contra a polícia anti-imigração (ICE) apoiada pela administração Trump, na sequência da morte de dois cidadãos em Minneapolis, Renee Good e Alex Pretti, às mãos de agentes daquela autoridade.
"Estou de coração partido pelo que está a acontecer nos Estados Unidos. Acho que, como país, precisamos de nos concentrar em respeitar os direitos de todos e garantir que estamos a tratar os nossos cidadãos, assim como qualquer pessoa, com amor e respeito. Espero que, quando as pessoas virem os atletas a competir nos Jogos Olímpicos, percebam que é esta a América que estamos a tentar representar", afirmou.
Em reação, Trump concentrou-se no discurso de Hess, chamando-o um "verdadeiro falhado" na rede social Truth Social, que detém.
"O esquiador olímpico norte-americano Hunter Hess, um verdadeiro falhado, diz que não representa o seu país nestes Jogos Olímpicos de inverno. Se for esse o caso, ele não devia ter tentado entrar para a equipa, e é uma pena que esteja nela. É muito difícil torcer por alguém assim. Tornem a América grande de novo!", escreveu.
Speaking at a press conference in Milan, Team USA freestyle skiers Chris Lillis and Hunter Hess said the actions of ICE agents do not reflect the country they represent https://t.co/w4qci0dk8g pic.twitter.com/3I9rVnB1Hd
- Reuters (@Reuters) February 6, 2026

